Google colocou sua IA para jogar Pokémon no Game Boy; centenas de horas depois, ela começou a sentir "pânico, estresse e medo"
O Gemini 2.5 Pro é capaz de simular estresse quando um dos seus Pokémon está prestes a cair em batalha.
O uso de videogames para treinar modelos de inteligência artificial está se tornando uma constante. No final de março, soubemos que a Anthropic havia colocado seu modelo de raciocínio mais avançado para tentar completar uma partida do Pokémon original para Game Boy. Quase três meses depois, não só falhou, como também chamou a atenção por travar em mais de um nível, algo que muitas crianças superam facilmente. Surpreendentemente, o Google aderiu à ideia com este teste com o Gemini , mas há uma diferença fundamental entre os dois: a IA da empresa americana "sente" medo quando está prestes a perder.
Como aponta o TechCrunch, o modelo Gemini 2.5 Pro apresentou comportamento de pânico quando um de seus Pokémon estava prestes a cair em batalha. Infelizmente, esse sentimento negativo pode prejudicar sua capacidade de raciocínio, o que o leva a ignorar ferramentas úteis em diferentes partes do jogo. Portanto, embora não sinta emoções, o comportamento da IA indica que ela é capaz de simular reações humanas ao estresse. Dessa forma, ela toma decisões ruins que afetam seu jogo.
A IA não consegue lidar com Pokémon
Claude, a modelo da Anthropic que já havia passado por esse teste (e ainda o faz em seu canal na Twitch), também apresentou falhas em sua lógica em situações extremas, chegando a pensar que, se perdesse intencionalmente, poderia se teletransportar para outra área . Gemini, que também está mostrando seu progresso em uma transmissão ao vivo na Twitch, precisa de várias ...
Matérias relacionadas