PUBLICIDADE

Funcionamento de para-raios é demonstrado em vídeo de cientistas brasileiros

Câmera ultrarrápida captura o momento em que diversos para-raios entram em ação para receber a descarga elétrica de um raio durante uma tempestade: veja vídeo

15 fev 2023 - 20h38
(atualizado em 16/2/2023 às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) capturaram, com ajuda de uma câmera ultrarrápida, o momento da descarga de um raio com detalhes de sua conexão com vários para-raios nos arredores. A imagem inédita fez com que o trabalho dos pesquisadores Marcelo Saba e Diego Rhamon fosse publicado na revista Geophysical Research Letters.

"A imagem foi captada em uma noite de verão, em São José dos Campos, quando um raio descendente de carga negativa se aproximava do solo com a velocidade de 370 quilômetros por segundo", explicou Marcelo à Agência FAPESP — o estudo dos pesquisadores foi financiado com recursos da fundação. Ele explica ainda como atuam os para-raios, produzindo descargas positivas ascendentes para conectar-se com o raio que descia.

"A imagem final anterior à conexão foi obtida 25 milionésimos de segundo antes do impacto do raio sobre um dos prédios", completa o cientista. Para registrar o momento, a câmera utilizada captou 40 mil imagens por segundo. O resultado pode ser visto em um vídeo em slow motion.

Além de vermos como os para-raios se comportam, o trabalho também mostra o risco que o fenômeno dos raios pode representar se os equipamentos de proteção não estiverem instalados corretamente.

Na ocasião do vídeo, apesar dos mais de 30 para-raios na região, a descarga elétrica não se conectou com nenhum deles, e sim com uma chaminé da cobertura de um dos prédios. "Uma falha na instalação deixou essa área desprotegida. E o impacto de uma corrente de 30 mil amperes produziu nela um estrago impressionante", diz Marcelo.

Fonte: Geophysical Research Letters Via: Agência FAPESP

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade