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Como comprar com segurança na Black Friday? Veja 7 dicas para evitar golpes

Há uma competição tecnológica contínua entre aqueles que cometem fraudes e as empresas que trabalham na sua prevenção

14 nov 2024 - 04h59
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Uma das datas mais aguardadas do calendário de compras, aumenta a preocupação com o crescimento das fraudes no meio digital
Uma das datas mais aguardadas do calendário de compras, aumenta a preocupação com o crescimento das fraudes no meio digital
Foto: Foto: FreePik

À medida que a Black Friday se aproxima, uma das datas mais aguardadas do calendário de compras, aumenta também a preocupação com o crescimento das fraudes no meio digital. O aumento de ataques de phishing, a divulgação de páginas falsas, os ataques a bancos de dados corporativos ou até mesmo os anúncios de produtos falsificados são especificamente um obstáculo para comerciantes e clientes.

Há uma competição tecnológica contínua entre aqueles que cometem fraudes e as empresas que trabalham na sua prevenção. A aplicação de falsificações para burlar verificações de biometria facial ilustra bem essa progressão. 

Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp e especialista em segurança digital, explica que: “Por mais que exista um comprometimento por parte do e-commerce com o combate às fraudes e aos golpes, existe uma parte do trabalho de prevenção que precisa ser feito pelos consumidores. Entender como as fraudes mais comuns funcionam, prestar atenção no que você está fazendo, e usar as ferramentas que já estão à sua disposição é o que você precisa para ter uma experiência de compra tranquila”.

Dessa maneira, para garantir a sua segurança na Black Friday, o especialista separou algumas dicas essenciais para as compras:

  • A atenção é a sua maior aliada: A grande maioria dos navegadores avisa, com páginas especiais, mudanças de cor na barra de navegação, ícones de alerta e mensagens, quando você está tentando acessar um site que pode ser considerado suspeito. Se ver um aviso desse tipo, não ignore!
  • Evite links promocionais: Lojas sérias só enviam comunicados e links de promoções para clientes cadastrados que aceitaram receber essas mensagens. Independente do canal por onde você recebeu a comunicação (e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outro), evite clicar nos links. Acesse o site da loja, e busque a promoção diretamente por lá.
  • Verifique a segurança dos sites: Assim que entrar em um site ou clicar em um link, confira a barra do seu navegador para ter certeza de que o site tem o “https” no começo do endereço, que indica o uso de um certificado SSL. Além do certificado, garantir a criptografia dos dados, você pode também ver os detalhes para garantir que ele é da empresa que você espera. Muitos navegadores indicam com sinais de alerta ou páginas de aviso problemas de segurança, preste atenção.
  • Confira o endereço do site: Do mesmo jeito que você confere o endereço quando vai visitar alguém pessoalmente para não entrar no lugar errado, verifique o endereço do site que está acessando. Sites falsos são criados com endereços que tentam parecer verdadeiros, com pequenas variações na grafia, e com páginas que tentam imitar lojas conhecidas. 
  • Proteja o seu dinheiro: O objetivo das fraudes é roubar seu cartão de crédito ou fazer você transferir dinheiro para a conta errada. Usando cartões virtuais (que você geralmente pode obter no aplicativo do seu banco) ou carteiras eletrônicas (como PayPal ou MercadoPago), você protege seus cartões. Evite o pagamento por boleto, usando o Pix para fazer transferências sempre que possível, conferindo os dados de quem vai receber o dinheiro.
  • Cuidado com os descontos excessivos: Todo mundo gosta de uma boa oferta, e os fraudadores sabem disso. Ofertas com preços muito baixos são um chamariz muito usado em golpes, que podem ir do “receber o dinheiro e não mandar o produto” até o roubo de informações. Se o desconto é muito grande, desconfie.
  • Não fique quieto: Uma das maiores vantagens dos fraudadores é o silêncio dos consumidores. Se você vir uma transação suspeita na sua conta ou cartão, fale com o banco imediatamente. Se receber uma mensagem ou e-mail suspeito, entre em contato com o canal oficial da loja. 

Atualmente, já existem diversas ferramentas disponíveis para todos os consumidores que podem ajudar na prevenção de problemas durante as compras. Por exemplo, a maioria dos bancos fornece números de cartão de crédito “virtuais”, que são válidos apenas para uma compra e posteriormente cancelados, evitando complicações em caso de vazamento de informações. 

As ferramentas de acompanhamento das transações, seja por cartão ou Pix, auxiliam na detecção de compras não autorizadas, que podem ser contestadas. Tudo isso são componentes que reforçam a segurança e previnem danos.

“Correr atrás de uma promoção e fazer a compra de qualquer maneira para aproveitar o preço baixo pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Para ter uma boa experiência nas compras online, você precisa prestar atenção e usar os recursos de segurança disponíveis”, finalizou o especialista.

Fonte: Redação Byte
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