Com 33 vídeos, Galinha Pintadinha ultrapassa 1 bilhão de acessos
"A audiência foi aumentando gradativamente e resolvemos apostar mais e mais", disse Juliano Prado, criador do canal no YouTube
Com um nome sutil e foco no publico infantil, o que era apenas um projeto em vídeo para uma reunião de negócios usando o YouTube, virou o canal de vídeos na internet mais visualizado na história do Brasil e uma das franquias mais conhecidas para crianças. O Galinha Pintadinha, que atingiu um bilhão de visualizações em seus 33 vídeos na internet, era no início o canal pessoal do Juliano Prado, sócio da Bromélia Filmes e criador da marca – o nome oficial é “Juptube”. “O objetivo inicial era apresentar o vídeo para alguns produtores de um canal infantil em São Paulo, como não poderíamos comparecer à reunião, optamos pelo Youtube para subir o vídeo e ser mostrado na reunião” explicou Prado.
Hoje a operação da Bromélia ainda é pequena, com apenas dez funcionários e reforço de artistas, animadores, músicos e ilustradores. Mas transformou o projeto em uma grande plataforma de resgate do folclore brasileiro. O sucesso é tanto que o produto atingiu o mercado hispânico, com um canal de vídeos em castelhano que já chegou a 320 milhões de visualizações. Prado ainda lembra que o Galinha Pintadinha criou recentemente o canal em inglês e espera obter o mesmo sucesso.
Ao lado do sócio, Marcos Luporini, eles pensaram em tirar o vídeo do ar. Mas perceberam que haviam criado uma vitrine para seu trabalho, alcançando 500 mil visualizações nos seis primeiros meses. “O YouTube tem sido nossa vitrine e começou meio que por acaso. Era no passado uma plataforma pouco explorada para publicação de produções audiovisuais, mesmo porque o hábito de buscar este tipo de conteúdo na internet era pouco difundido”, explica Prado. “Nós iniciamos em 2006, formos percebendo o potencial da plataforma YouTube, que a audiência foi aumentando gradativamente e resolvemos apostar mais e mais”, completa.
Os vídeos do Galinha Pintadinha são selecionados hoje dos DVDs que venderam 1 milhão de cópias e receberam três discos de platina. Entre os próximos passos, Prado e Luporini estão produzindo o quarto DVD da animação infantil, sempre em 2D. Prado reitera que eles continuarão “produzindo e publicando novos vídeos” e, baseado neles continuarão produzindo novos conteúdos.