PUBLICIDADE

Pacu: peixe da Amazônia é misteriosamente encontrado em lago na Irlanda

Mistério intriga autoridades da Irlanda: a descoberta de um peixe brasileiro com 2 kg em um lago no interior do país. Investigações buscam descobrir o motivo

28 fev 2024 - 14h48
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

No último final de semana, foi identificado em um lago do interior da Irlanda um misterioso pacu, nome dado a um grupo de peixes de água doce do gênero Piaractus. Estes animais são bastante comuns na floresta Amazônia, mas inexistentes nas águas da Europa.

Foto: Светлана/Pixabay / Canaltech

No Brasil, existem mais de 10 espécies diferentes de pacus. Algumas dessas criaturas podem pesar até 25 kg, mas o peixe encontrado na Irlanda pesava cerca de 2 kg, segundo as autoridades locais. O animal estava morto quando foi identificado.

A seguir, veja a pesca de um pacu na Amazônia Brasileira:  

Entenda o caso do peixe misterioso

O peixe brasileiro, exótico no exterior, foi encontrado no Lago Garadice, no condado de Leitrim. A região interiorana fica a 140 km da capital da Irlanda, Dublin, o que torna o caso ainda mais enigmático. 

Segundo a BBC, a identificação do peixe foi feita, inicialmente, por um pescador local e proprietário de uma pousada na região, Steve Clinch. "Parece que [o pacu] foi colocado vivo e, posteriormente, morreu [no lago]", conta.

Em seguida, autoridades foram acionadas, já que se trata de uma espécie invasora e que pode representar risco à biodiversidade. A partir de então, a equipe do Inland Fisheries Ireland (IFI) assumiu a investigação. Parte do governo, o IFI é responsável pela proteção e conservação dos recursos de água doce e de pesca em todo o país.

"A origem do peixe e como ele chegou até o lago são [fatos] desconhecidos neste momento", afirma o IFI, nas redes sociais. Em breve, mais detalhes devem ser compartilhados.

Entre as hipóteses atuais, existem duas principais:

  • O peixe misterioso da Amazônia teria sido jogado morto no lago, por alguém que o comprou em algum lugar desconhecido, para fins de consumo ou mesmo de aquarismo;
  • O animal brasileiro poderia ter sido liberado de um tanque particular de peixes, ainda vivo, no lago.

No entanto, o IFI destaca que apenas um único exemplar do peixe pacu foi encontrado no lago irlandês, ou seja, não existe uma população dessa espécie no local. Isso reduz os riscos para a preservação do ecossistema. 

Peixe misterioso do Brasil é encontrado em lago do interior da Irlanda (Imagem: Valeri/eUnsplash)
Peixe misterioso do Brasil é encontrado em lago do interior da Irlanda (Imagem: Valeri/eUnsplash)
Foto: Canaltech

Em outro contexto, o peixe-leão (Pterois volitans) é uma espécie invasora que tem provocado muita destruição aonde chega, inclusive nas praias brasileiras.

Posicionamento do Ibama

Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que, nos últimos 12 meses, não foram identificadas exportações legais de peixes nativos do Brasil para a Irlanda, aumentando ainda mais o mistério em torno da descoberta.

Fonte: Com informações: BBC  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade