PUBLICIDADE

NASA testa resistência de escudo que protegerá nave com amostras de Marte

Engenheiros da NASA estão testando a resistência de um escudo antimeteoroides, que vai ajudar a proteger a nave com amostras de Marte em sua jornada à Terra

17 out 2022 - 14h38
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe de engenheiros da NASA testou a resistência do material de um escudo antimeteoroides, que ajudará a proteger o orbitador com amostras de Marte em sua jornada à Terra. Os testes foram realizados no Laboratório Remoto de Testes de Hipervelocidade, que já ajudou os engenheiros a desenvolverem materiais de proteção para os ônibus espaciais, a Estação Espacial Internacional e mais.

Foto: Langley and Ames Research Centers / Canaltech

Durante os testes, o escudo foi exposto aos impactos de projéteis a alta velocidade, mas menor que aquela de rochas espaciais que, embora sejam pequenas, podem chegar a 80 m/s. "A estas velocidades, até poeira pode causar danos a uma nave", explicou Bruno Sarli, engenheiro que lidera a equipe que projeta escudos contra pequenas rochas espaciais e lixo espacial.

Os projéteis foram disparados com uma espécie de pistola com dois estágios: o primeiro usa pólvora para impulsioná-los, e o segundo dá um novo impulso a eles com hidrogênio altamente comprimido em um pequeno tubo — a pressão do dispositivo é tão alta que, se explodisse, ela provavelmente destruiria o prédio. Por isso, os testes aconteceram no lado externo do prédio.

Durante o procedimento, eles atiraram os projéteis a uma velocidade seis vezes menor que aquela dos micrometeoritos. Depois, trabalharam com modelos computacionais para simular as velocidades reais das pequenas rochas espaciais. No fim, a equipe descobriu que, ao invés de depender de um bloco espesso de metal para bloquear os projéteis, o escudo funciona melhor se for feito de várias camadas finas.

Os dados obtidos vão ajudar a equipe a desenvolver escudos térmicos eficientes para a Mars Sample Return, uma campanha conduzida pela NASA e Agência Espacial Europeia (ESA). A ideia da empreitada é trazer as amostras coletadas pelo rover Perseverance para a Terra e, para isso, serão necessárias diferentes naves espaciais.

Entre elas, estará o Mars Earth Entry System, uma nave com amostras em um veículo em forma de disco. Este terá um escudo térmico, que permitirá atravessar a atmosfera da Terra em segurança.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade