PUBLICIDADE

Missão Crew-8 é lançada à ISS com foguete Falcon 9, da SpaceX

A missão Crew-8 foi lançada, levando novos astronautas à Estação Espacial Internacional. Eles devem executar mais de 200 experimentos durante a estadia

4 mar 2024 - 14h03
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A missão Crew-8 foi lançada na madrugada de segunda-feira (4), levando quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento foi realizado com um foguete Falcon 9, da SpaceX, às 00h53 no horário de Brasília após alguns adiamentos devido a condições desfavoráveis.

Foto: NASA TV / Canaltech

O veículo deixou a plataforma, e 2,5 minutos depois, seus estágios se separaram. Passados cinco minutos, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou para pousar; depois de 12 minutos, o estágio superior liberou a cápsula Crew Dragon, apelidada Endeavour, na órbita baixa da Terra.  

Agora, os astronautas da

NASA

Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps viajam ao laboratório orbital, acompanhados do cosmonauta Alexander Grebenkin. Quando chegaram à ISS, eles vão ser recebidos pelos sete membros da Expedição 70. 

Joel Montalbano, gerente do programa da ISS na NASA, explica que deve levar cinco dias até ocorrer a acoplagem da Crew-8 ao laboratório e atividades de transferência de comando da Crew-7. "A Crew-8 vai permanecer a bordo da Estação Espacial Internacional até meados de agosto, realizando mais de 200 experimentos em ciência e pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e comercialização da órbita baixa da Terra", disse. 

Durante a estadia, os membros da Crew-8 vão trabalhar em estudos científicos que, além de contribuir para a preparação para missões tripuladas além da órbita baixa da Terra, também beneficiam a vida em nosso planeta. Entre alguns dos experimentos, estão as análises dos efeitos da microgravidade e da radiação ultravioleta em plantas, e uso de células-tronco para a criação de modelos para estudos de doenças degenerativas.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade