PUBLICIDADE

Lander japonês SLIM "acorda" e tira fotos novas da Lua

A agência espacial japonesa JAXA declarou que seu lander SLIM voltou às atividades, mostrando que resistiu ao frio da noite lunar

27 fev 2024 - 13h25
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Parece que o lander SLIM, do Japão, despertou na Lua. Segundo informações da agência espacial japonesa JAXA publicadas nesta segunda-feira (26), a espaçonave respondeu a um comando da Terra após hibernar por quase um mês. 

Foto: JAXA / Canaltech

"Na noite passada, um comando foi enviado ao #SLIM e uma resposta foi recebida, confirmando que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve suas capacidades de comunicação", escreveram membros da JAXA. 

Aliás, o SLIM não apenas acordou como também continua coletando dados científicos. Em outras publicações, a JAXA divulgou fotos tiradas pelo lander, que mostram uma região da Lua que, segundo eles, "não estava visível da última vez". 

Ainda de acordo com os oficiais, a temperatura na superfície lunar no momento é de 100ºC, e mesmo assim os componentes eletrônicos do SLIM continuam funcionando. "Preparações estão sendo feitas para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos estiverem suficientemente esfriadas", acrescentaram. 

O SLIM pousou na Lua em 29 de janeiro e operou até 1º de fevereiro, tirando fotos de rocha e analisando minerais. A noite lunar chegou no dia 15, e como os painéis solares do lander não receberam luz suficiente, ele acabou hibernando. A retomada das suas operações mostram que o SLIM resistiu ao frio da noite lunar, de -130 ºC. 

Enquanto isso, parece que outra espaçonave na Lua não teve a mesma sorte. O lander Odysseus, da norte-americana Intuitive Machines, pousou na Lua na quinta-feira (22), mas deve encerrar suas atividades nesta terça (27) por não receber a luz necessária em seus painéis solares. 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade