PUBLICIDADE

Japão anuncia data para pouso do lander SLIM na Lua

A agência espacial do Japão, declarou que vai tentar pousar o lander SLIM na Lua em 19 de janeiro. Se for preciso adiar o pouso, há outra janela em fevereiro

6 dez 2023 - 18h43
(atualizado às 23h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O lander SLIM, do Japão, já tem data para pousar na Lua. Em um comunicado publicado nesta terça-feira (5), a agência espacial japonesa JAXA anunciou que seu módulo de pouso deve descer à superfície lunar em 18 de janeiro, às 12h no horário de Brasília.

Foto: JAXA / Canaltech

Lançado em setembro junto do telescópio espacial XRISM, da NASA, o lander SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) deve entrar na órbita lunar em 25 de dezembro. Depois, ele vai passar cerca de um mês se preparando para o tão aguardado pouso em uma encosta da cratera Shioli. Trata-se de uma cratera de impacto que mede 300 m de largura e fica em Mare Nectaris, no lado da Lua que vemos da Terra.

O SLIM deve iniciar a descida à superfície lunar 20 minutos antes do horário estimado para pousar; se for necessário adiar o procedimento, haver outra oportunidade em fevereiro. Segundo a JAXA, o objetivo é que ele consiga pousar com precisão de menos de 100 metros, algo sem precedentes em um mundo com gravidade como a da Lua.

Cratera Shioli; o lander SLIM vai tentar pousar em uma de suas encostas (Imagem: Domínio público)
Cratera Shioli; o lander SLIM vai tentar pousar em uma de suas encostas (Imagem: Domínio público)
Foto: Canaltech

O objetivo principal da missão é mostrar que a tecnologia do SLIM vai permitir que pouse na Lua com precisão nunca vista antes. Até então, somente a União Soviética, os Estados Unidos, a China e a Rússia conseguiram pousar suas espaçonaves em nosso satélite natural.

Assim, se tudo der certo e o SLIM descer em segurança, ele vai liberar duas pequenas sondas por lá. Elas vão tirar fotos do local, ajudando a equipe da missão a monitorar a situação do lander e permitindo comunicação com a Terra.

Esta não é a primeira vez que o Japão tenta pousar uma espaçonave na Lua. No início do ano, o país enviou seu lander Hakuto-R ao nosso satélite natural para tentar descê-lo à superfície, mas isso não aconteceu: seu sistema foi confundido pela borda de uma cratera, e como resultado, ele se chocou com a superfície.

Fonte: JAXA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade