PUBLICIDADE

Foto do eclipse lunar mostra satélite natural da Terra e suas cores

O astrofotógrafo Juan Carlos Casado tirou fotos do eclipse lunar parcial, revelando as cores do nosso satélite natural causadas por diferentes minerais por lá

30 out 2023 - 17h46
(atualizado às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Um eclipse lunar aconteceu no sábado (28), maravilhando observadores na África, Ásia, Europa e até em algumas partes do nordeste brasileiro. Quem acompanhou o fenômeno viu a Lua parcialmente coberta pela sombra da Terra, e o astrofotógrafo Juan Carlos Casado fotografou nosso satélite natural com cores além do cinza que costumamos ver.

Foto: Stojan Stojanovski/2S Photography / Canaltech

Ele tirou a foto do Santuário de Puiggraciós, perto de Barcelona, durante um evento público do Clube de Caminhadas da Catalunha. Felizmente, as condições estavam excelentes para acompanhar o eclipse, e Casado conseguiu a foto abaixo:

Após o eclipse, Casado combinou as 40 fotos que conseguiu e aumentou a saturação delas. Como resultado, ele conseguiu a imagem acima, que destaca tons de laranja, azul e até vermelho na superfície lunar.

Se você costuma observar a Lua, já deve ter percebido que, às vezes, ela aparece com cor acinzentada, enquanto em outros momentos tem tons amarelados. Estas cores dependem de alguns fatores, como a posição dela no céu e as condições atmosféricas.

Na verdade, a superfície lunar tem várias cores além do cinza, que indicam os minerais existentes por lá. Na foto de Casado, as regiões azuladas são ricas em titânio, e aquelas em laranja, pobres.

Já as áreas avermelhadas não indicam minerais, mas sim o efeito causado pelo eclipse. "Isso se deve à luz solar filtrada pela atmosfera da Terra e projetada na superfície da Lua", finalizou Juan.

Fonte: SpaceWeather

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade