PUBLICIDADE

Destaque da NASA: Nebulosa Fantasma é a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA hoje mostra a Nebulosa Fantasma. Ela fica a cerca de 1.200 anos-luz da Terra, e tem estrelas se formando em seu interior

30 out 2023 - 18h55
(atualizado às 21h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (30) no site Astronomy Picture of the Day está em clima de Halloween. A imagem traz Sh2-136, uma nebulosa com formato para lá de fantasmagórico localizada na constelação Cepheus, o Cefeu.

Foto: Bogdan Jarzyna / Canaltech

Mais conhecida como Nebulosa Fantasma, esta nuvem cósmica se estende por mais de dois anos-luz. Ela foi fotografada junto de várias estrelas ao fundo, e brilha refletindo a luz daquelas mais próximas.

A Nebulosa Fantasma está visível na parte inferior da foto (Imagem: Reprodução/Bogdan Jarzyna)
A Nebulosa Fantasma está visível na parte inferior da foto (Imagem: Reprodução/Bogdan Jarzyna)
Foto: Canaltech

Em meio a este fantasma cósmico, estão alguns sinais que indicam que há núcleos densos colapsando. Isso nos diz que há estrelas jovens em formação, mas ainda em um estágio evolutivo inicial.

Por isso, esta nebulosa (que também é chamada de VdB 141) é considerada um glóbulo de Bok isolado. Os glóbulos são áreas dentro de nebulosas como esta, onde o gás se condensa e dá origem a novas estrelas.

Nebulosas de reflexão

As nebulosas são grandes nuvens de gás e poeira. Elas existem nos mais diversos tipos — aquelas consideradas de reflexão, como é o caso da Sh2-136, não emitem luz própria, e brilham com a luz de alguma fonte emissora em meio às suas partículas.

Normalmente, os grãos que formam estas nebulosas têm tamanho comparável àquele do comprimento de onda do azul. Por isso, a luz azul é dispersa com mais eficiência do que os comprimentos de onda do vermelho, o que faz com que estas nebulosas tenham aparência azulada.

Estas nuvens de poeira costumam ser encontradas no meio interestelar, o espaço presente entre as estrelas. A nebulosa mais próxima da Terra é a da Hélice: ela fica a 700 anos-luz de nós e é formada pelos restos de uma estrela que chegou ao fim de seu ciclo.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade