PUBLICIDADE

Assista à incrível reentrada de nave espacial em vídeo sem cortes

Cápsula da Varda Space Industries produziu remédios no espaço e voltou à Terra em fevereiro. O retorno da espaçonave foi gravado por sua câmera

29 fev 2024 - 13h12
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Como seria retornar para a Terra a bordo de uma nave espacial? É o que mostra um novo vídeo gravado por uma câmera da cápsula W-1, da Varda Space Industries, que registrou todas as etapas da reentrada na atmosfera, após o fim da sua missão. A espaçonave passou alguns meses produzindo medicamentos na órbita da Terra e retornou em fevereiro, pousando no deserto de Utah, nos Estados Unidos. 

Foto: Varda Space Industries / Canaltech

A Varda compilou as imagens no vídeo abaixo, que revela em apenas cinco minutos desde a separação entre a cápsula e a espaçonave Photon, na órbita baixa da Terra, até o mergulho pela atmosfera do nosso planeta. No fim da sequência, aparecem as pernas de um dos membros da equipe de recuperação se aproximando para coletar a cápsula. 

Confira:

Caso você queira conferir a reentrada de forma ainda mais completa, sem problemas. A Varda também publicou em seu perfil do X, o antigo Twitter, um vídeo de 27 minutos. Nele, as etapas da separação ao pouso da cápsula aparecem sem edição, trazendo ainda mais detalhes desta etapa da missão.

A cápsula W-1 fazia parte da Photon, espaçonave da Rocket Lab que foi lançada em 2023 pela

SpaceX

. A Varda usou a Photon para abrigar sua cápsula W-1 e testar a

produção no espaço de cristais de ritonavir

, medicamento antiviral usado no tratamento de HIV e da hepatite C. 

Will Bruey, CEO da Varda, conta que a microgravidade permite produzir medicamentos de formas que não seriam possíveis na Terra. "Se você pode mudar a gravidade, você pode também mudar o processo químico para formulações de medicamentos", explicou. No momento, a cápsula está nas instalações da empresa na Califórnia. Já as amostras de ritonavir foram enviadas para a farmacêutica Improved Pharma, que vai analisá-las. 

"Essa missão foi um feito fenomenal e uma impressionante demonstração de trabalho em equipe entre os times da Rocket Lab e da Varda para desenvolver uma espaçonave única e altamente capaz, demonstrar com sucesso a fabricação no espaço e trazer de volta a cápsula e o produto farmacêutico acabado — tudo na primeira tentativa!", comemorou Peter Beck, CEO da Rocket Lab.

Fonte: Rocket Lab, Market Place

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade