Caminhar é ótimo após os 60, mas esse exercício trabalha o corpo inteiro: ele protege o coração, fortalece músculos, melhora o humor e ainda preserva a função cognitiva
Especialistas indicam uma atividade que vai além da caminhada e traz benefícios para o corpo e mente após os 60
A prática de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a vida de todos, especialmente na terceira idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, manter o corpo ativo pode ajudar a recuperar a autonomia, promover o bem-estar e garantir uma vida mais saudável e equilibrada. Entre as atividades mais queridas pelos idosos está a caminhada. No entanto, há um outro exercício que pode trazer ainda mais benefícios a eles por trabalhar o corpo de forma mais completa e ainda cuidar da mente. A seguir, entenda qual é esse esporte e por que ele é indicado depois dos 60.
O melhor esporte para idosos não é a caminhada, mas a natação
Existem várias atividades físicas indicadas para a terceira idade, como musculação, alongamento e pilates. Mas dentre elas, existe um esporte que se destaca como uma das mais completas para quem passou dos 60 anos: a natação. Por ser realizada inteiramente na água, ela reduz significativamente o impacto nas articulações, o que é ideal para quem sofre com artrose, artrite e dores nos joelhos, tornozelos e quadris, problemas comuns nessa faixa etária.
Diferente de outras atividades físicas mais pesadas, como a corrida ou a musculação, na natação, a resistência natural da água exige esforço equilibrado do corpo, fortalecendo braços, pernas e abdômen de forma uniforme. Além disso, a flutuação ajuda nos movimentos, evitando quedas e lesões. Confira 5 benefícios da natação para idosos:
- Fortalece a musculatura: o corpo inteiro trabalha ao mesmo tempo, ...
Matérias relacionadas
O mal da rede social: até a inteligência artificial pode ficar com "brain rot", diz estudo