PUBLICIDADE

Chuva de meteoros Gemínidas terá pico com até 150 meteoros por hora

Evento é causado pelo asteroide 3200 Faetonte e terá pico entre os dias 13 e 14 de dezembro

11 dez 2023 - 13h22
Compartilhar
Exibir comentários
O radiante da chuva Gemínidas estará no ponto mais alto do céu entre os dias 13 e 14 de dezembro
O radiante da chuva Gemínidas estará no ponto mais alto do céu entre os dias 13 e 14 de dezembro
Foto: Canaltech

A chuva de meteoros Gemínidas, uma das maiores do ano, terá seu pico entre os dias 13 e 14 de dezembro deste ano. O evento acontece anualmente no próximo mês de dezembro e é causado pelo asteroide 3200 Faetonte.

Segundo a Nasa, durante o pico da chuva, é possível ver até 150 meteoros por hora em condições perfeitas. No entanto, em 2023, as condições serão ainda melhores, já que a Lua estará em fase nova, o que significa que o seu brilho não atrapalhará a observação dos meteoros.

Os meteoros Gemínidas são visíveis de todo o hemisfério Norte, mas ficam mais visíveis no hemisfério Sul. No Brasil, as aparências poderão ser apresentadas em todo o território nacional.

O que é uma chuva de meteoros?

Uma chuva de meteoros é uma característica astronômica que ocorre quando a Terra atravessa uma nuvem de detritos deixada por um cometa ou asteroide.

Esses detritos, chamados meteoroides, entram na atmosfera terrestre em alta velocidade e se desintegram, formando os meteoros, que são vistos como luzes estendidas no céu.

As chuvas de meteoros são nomeadas de acordo com a constelação da qual parecem surgir. No caso das Gemínidas, o radiante, ou ponto de origem aparente dos meteoros, está na constelação de Gêmeos.

Como observar a chuva de meteoros Gemínidas

Para observar a chuva de meteoros Gemínidas, é recomendado dirigir-se para um local escuro, longe da umidade luminosa das cidades. Após cerca de 30 minutos no escuro, os olhos se adaptarão à escuridão e será possível ver os meteoros.

O melhor momento para observar a chuva é entre o início da noite e o amanhecer. O radiante, ou ponto de origem aparente dos meteoros, está na constelação de Gêmeos, mas os meteoros podem ser visíveis em qualquer direção do céu.

Se você tiver um telescópio ou binóculos, poderá observar os meteoros com mais detalhes. No entanto, não é necessário nenhum equipamento especial para apreciar o espetáculo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade