CEO afirma que desempregados deveriam pagar empresas para realizar entrevistas de emprego — mas só uma pequena taxa de R$ 100
"Sou insensível ao mundo por achar que pessoas deveriam pagar uma pequena taxa (US$ 20) para se candidatar para um trabalho?"
Uma publicação feita há cerca de dois anos voltou a viralizar nas redes sociais após reacender um debate sobre processos seletivos e mercado de trabalho. No texto, o CEO da Grow Sciences, Mike C., questiona se candidatos deveriam pagar uma pequena taxa, equivalente a US$ 20 (cerca de R$ 100 na cotação atual), para participar de processos de contratação.
Na publicação, o executivo pergunta se seria "insensível" pensar que pessoas em busca de emprego deveriam pagar esse valor para se candidatar a uma vaga. Segundo ele, a cobrança serviria para reduzir o grande número de inscrições de candidatos considerados "desqualificados" ou incompatíveis com a vaga.
"Sou insensível ao mundo por achar que pessoas deveriam pagar uma pequena taxa (US$ 20) para se candidatar para um trabalho como forma de evitar uma quantidade esmagadora de candidaturas subqualificadas e inadequadas?".
Após a repercussão negativa, Mike acrescentou uma edição ao texto explicando que se tratava apenas de um "experimento mental", e não de uma proposta real adotada pela empresa. Ele também afirmou que a taxa não teria como objetivo gerar lucro e que garantiria uma entrevista presencial ao candidato, mas não uma contratação.
Mesmo assim, a ideia voltou a circular recentemente em plataformas como LinkedIn, Instagram e outras redes gerando novas críticas.
Proposta recebeu forte rejeição
Diversos profissionais de recrutamento e especialistas em carreira criticaram a sugestão. Um dos argumentos mais citados é que analisar ...
Matérias relacionadas
Europa promete ordem para criptomoedas: primeiro grande teste deixou a Binance em apuros
Você voaria? Airbus inicia testes com Inteligência Artificial para assumir o pouso de aviões
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.