A BlackBerry inicia nesta segunda-feira seu maior encontro anual de tecnologia — BlackBerry Live 2013 — prometendo apresentar inovações e conquistar desenvolvedores, empresas e patrocinadores em um mercado dominado por Apple e Samsung. Milhares de pessoas estão se reunindo no hotel Orlando World Center Marriott, na Flórida, Estados Unidos, para ver como a empresa pretende se destacar no futuro da telefonia móvel.
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
Os aparelhos que mais se vê entre os participantes são iPhones e smartphones rodando o sistema Android - reflexo do que ocorre entre usuários de celulares high-end ao redor do mundo. Sinal de que a BlackBerry deve mesmo (re) conquistar desenvolvedores e empresários antes de voltar às mãos do público.
O evento é a grande aposta da empresa para disseminar o uso de sua nova plataforma — o BlackBerry 10 — entre os usuários que há anos têm demonstrado preferência pelos aparelhos menos 'sisudos' de outras gigantes da telefonia. Também é a chance da fabricante canadense reconquistar o mercado corporativo que antes liderava.
Ao longo de três dias (de 14 a 16 de maio) a BlackBerry vai revezar a indicação de tendências no mundo dos aplicativos com entretenimento, dicas de especialistas e a apresentação de seus últimos lançamentos - tudo dividido em dezenas de palestras e eventos realizados por funcionários, diretores e parceiros da empresa.
Neste primeiro dia, véspera da abertura oficial, o movimento era tranquilo nos corredores da conferência. Enquanto os participantes se cadastravam e descobriam onde ficam as salas em que serão apresentadas novidades, membros da organização faziam os últimos ajustes na decoração e distribuição do evento. Nos poucos estandes já em funcionamento, não havia filas.
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino / Terra
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino / Terra
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino / Terra
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino / Terra
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino / Terra
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino / Terra
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino / Terra
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino / Terra
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino / Terra
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino / Terra
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino / Terra
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino / Terra
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins