Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileira recebe prêmio internacional de ciência na Semana da Mulher

Premiação “Science, She says! Award” ocorreu nesta segunda-feira (6) e premiou Jaqueline Godoy Mesquita na América do Sul, Central e Caribe

6 mar 2023 - 18h08
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
marco da carreira de Jaqueline foi a conquista, em 2019, do prêmio “Para Mulheres na Ciência” na categoria matemática
marco da carreira de Jaqueline foi a conquista, em 2019, do prêmio “Para Mulheres na Ciência” na categoria matemática
Foto: arquivo pessoal

O Dia Internacional da Mulher está chegando, e com ele, inspirações de mulheres na ciência tomam conta do noticiário. Desta vez, o destaque vai para uma matemática brasileira que conquistou um prêmio italiano nesta segunda-feira (6). 

O Science, She says! Award, reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) destaca cientistas estrangeiras, e Jaqueline Godoy Mesquita foi a pesquisadora vencedora da vez na América do Sul, Central e do Caribe.

Mas essa não foi a primeira vez que Jaqueline se destacou: em 10 de outubro de 2019, ela subiu ao palco da Casa Firjan para receber o prêmio Para Mulheres na Ciência na categoria “matemática”.

Na época, essa foi uma celebração oferecida pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Um passo e tanto na ciência

O prêmio busca reconhecer uma cientista júnior que tenha contribuído para o avanço da ciência e tecnologia, enquanto realizava sua pesquisa em uma das cinco regiões: África e Oriente Médio; Ásia e Pacífico; Europa; América Central e do Sul e Caribe e América do Norte. 

O trabalho de Jaqueline, ex-aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, destaca-se em uma área ainda marcada pela desigualdade de gênero.

“Se estou ganhando este prêmio hoje, é porque muitas mulheres no passado lutaram e morreram para permitir que eu e outras mulheres ao redor do mundo pudéssemos estudar e fazer progressos significativos na ciência”, disse a matemática ao receber o prêmio.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade