PUBLICIDADE

Backup | Como recuperar mensagens criptografadas do WhatsApp

Usa o backup com criptografia de ponta a ponta no WhatsApp? Saiba como recuperar as mensagens no dispositivo

21 abr 2024 - 20h00
(atualizado em 22/4/2024 às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo após trocar de dispositivo, ainda existe uma forma de recuperar mensagens criptografadas do WhatsApp salvas em backup: basta digitar a senha definida ou a chave criptografada para retomar o acesso ao histórico de conversas. Caso contrário, não é possível acessar os conteúdos por causa da restrição de segurança do app.

Foto: Divulgação/WhatsApp / Canaltech

O backup criptografado de ponta a ponta traz uma camada extra de proteção, pois garante o acesso às mensagens somente se a pessoa tiver a senha — em caso de furto ou roubo, o invasor não conseguiria carregar o histórico em outro aparelho sem a senha, por exemplo. Por outro lado, se o dono do Zap esqueceu o código, não é possível acessar o histórico de nenhuma outro jeito.

Como recuperar o backup criptografado

O processo para ter as mensagens de volta é praticamente o mesmo para restaurar um backup comum do WhatsApp — a única diferença é que o mensageiro pede a senha ou a chave criptografada de 64 dígitos. 

No Android, o caminho é este:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Digite o número de telefone;
  3. Insira o código recebido por SMS;
  4. Digite a senha do backup criptografado;
  5. Toque em "Restaurar";
  6. Aguarde até o final da sincronização.

No iPhone, faça assim:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Digite o número do celular;
  3. Insira o código de seis dígitos;
  4. Entre com ID Apple;
  5. Digite a senha;
  6. Escolha o backup e restaure;
  7. Aguarde a sincronização.

Vale lembrar que só é possível restaurar o backup durante a configuração inicial do app. Se você pulou a etapa, não dá para tentar novamente, então fique bem atento na hora de fazer o primeiro login

Como desativar o backup criptografado

Para evitar perder os arquivos, você pode desativar a criptografia de ponta a ponta do backup no WhatsApp, mas precisa da senha atual para isso. O passo a passo é similar no Android e no iOS:

  1. Abra as configurações do WhatsApp;
  2. Selecione "Conversas";
  3. Toque em "Backup criptografado de ponta a ponta";
  4. Selecione "Desativar":
  5. Digite a senha.
  6. Desative o backup criptografado de ponta a ponta para recuperar as conversas sem senha (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Desative o backup criptografado de ponta a ponta para recuperar as conversas sem senha (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech

No caso do sistema do iPhone, o WhatsApp apaga todos os outros backups remanescentes ao ativar a criptografia de ponta a ponta para a função. Logo, é importante manter a senha num lugar seguro ou desabilitar a ferramenta.

Esqueci a senha, e agora?

Infelizmente, não tem muito o que fazer sem a palavra-passe em mãos: o aplicativo não permite redefini-la por outros métodos e, por consequência, impede que a pessoa acesse o histórico. Nesse cenário, o jeito é seguir a vida sem o histórico das mensagens.

Além das opções para o backup, você pode conferir métodos disponíveis para aumentar a segurança da sua conta no WhatsApp

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade