Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A OpenAI confirmou o inevitável: a era de ouro do ChatGPT acabou e a publicidade vai mudar a forma como você usa a IA

Até mesmo a versão Go terá anúncios

19 jan 2026 - 12h37
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O que muitos usuários temiam finalmente se tornou realidade. A OpenAI anunciou que o ChatGPT começará a exibir anúncios em breve, marcando o fim de uma era de interações totalmente limpas na versão gratuita. A decisão reflete a necessidade da empresa de monetizar sua enorme base de usuários, cerca de um bilhão de pessoas por semana, da qual 95% ainda não paga pelo serviço.

A fase de testes começará nos Estados Unidos nas próximas semanas. A publicidade será exibida principalmente para usuários do plano gratuito e para os assinantes do novo plano de entrada. Para quem deseja manter uma experiência livre de anúncios, a única saída será migrar para os planos mais caros, como o Plus ou o Pro.

Como os anúncios vão funcionar na prática

A OpenAI tentou tranquilizar os usuários afirmando que o conteúdo das respostas não será influenciado pelos patrocinadores. Veja os detalhes do novo formato:

  • Os anúncios aparecerão abaixo das respostas da IA e serão relacionados ao tema da conversa. Por exemplo, se você pedir sugestões de receitas, poderá ver um anúncio de molhos ou utensílios de cozinha logo abaixo.
  • Ao clicar em um anúncio, uma segunda janela de chat poderá ser aberta para que o usuário peça mais informações diretamente sobre o produto ou serviço anunciado.
  • A empresa garantiu que não exibirá publicidade em conversas sobre temas sensíveis, como saúde ou política, e que menores de 18 anos não serão impactados.

Anúncios no plano "Go" 

Junto com a notícia da publicidade, a OpenAI ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O plano dos EUA para conter a IA chinesa está fracassando; a Huawei está se tornando a "NVIDIA chinesa"

A frase que gelou o Vale do Silício: Sam Altman, criador do ChatGPT, admite que IAs provavelmente levarão ao fim do mundo, mas se recusa a parar

Enquanto metade do mundo busca alternativa a Taiwan, Jensen Huang é muito claro sobre a realidade: ela não existe

Adeus à guerra dos consoles? Ela criou o videogame definitivo que une PS5, Xbox e Switch 2 e encerra a discussão

A Apple não sofre apenas com o encarecimento da RAM; há outro componente obrigando a empresa a mudar seus planos: a fibra de vidro

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade