A humanidade continua a ficar cada vez mais longeva; o objetivo final é chamado de "velocidade de escape da longevidade"
A vida eterna é uma ilusão, mas a velocidade de escape "da longevidade " pode estar ao nosso alcance
Viver eternamente, ou pelo menos adiar a morte o máximo possível, tem sido uma das grandes obsessões da humanidade. Esse objetivo nunca esteve tão perto do nosso alcance quanto agora.
Quão perto estamos de alcançá-lo?
A "velocidade de escape da longevidade"
Para muitos, a chave para essa "vida eterna" está em um conceito chamado "velocidade de escape da longevidade". Essa ideia se refere à possibilidade de estender nossa expectativa de vida a cada ano, estendendo-a até o ano seguinte.
Os avanços científicos apontam que, nos últimos séculos, a expectativa de vida aumentou significativamente. No início da revolução industrial, ela era próxima de 40 anos, enquanto hoje vários países dobram esse número.
Há quem especule que, devido a um desenvolvimento científico que cresce a uma taxa exponencial, a expectativa de vida segue o mesmo ritmo, o que implica que chegará um ponto em que os avanços científicos dentro de um determinado ano poderão aumentar essa expectativa em mais de um ano, o que nos permitiria (ao menos em teoria) estender nossas vidas indefinidamente.
2029
Há alguns meses, o "futurista" Ray Kurzweil, que também era engenheiro no Google, ousou dar uma data para a chegada dessa tão esperada "velocidade de escape da longevidade": 2029. A declaração aconteceu em uma entrevista organizada pela empresa Bessemer Venture Partners. Nela, ele garantiu que em apenas cinco anos poderíamos rejuvenescer mais rápido do que envelhecemos.
"A ciência avança e está curando ...
Matérias relacionadas
O futuro da energia está flutuando no Ártico: o trunfo da Rússia na manga é uma usina nuclear
'O Brutalista' era o grande candidato a arrebatar o Oscar deste ano; até que alguém atacou a IA