PUBLICIDADE

5 dados que mostram como o Brasil adora podcasts

Entrevistas são os campeões de audiência de podcasts no país; depois vêm as narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia

19 out 2022 - 16h05
(atualizado em 21/10/2022 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula (PT) em entrevista ao Flow Podcast
Lula (PT) em entrevista ao Flow Podcast
Foto: Mais Goiás

Você já pode ter percebido que o consumo de podcasts só tem crescido, especialmente no Brasil. Lavar os pratos ouvindo comentários sobre as notícias da semana, ir para o trabalho escutando histórias bizarras ou acompanhar entrevistas com nomes importantes se tornaram atividades comuns para os brasileiros. 

A grande audiência da entrevista do Flow Podcast com o ex-presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (18) foi mais uma prova disso. Foram mais de 1 milhão de espectadores simultâneos, quebrando o recorde anterior da conversa com o presidente e também candidato Jair Bolsonaro (PL), com 573 mil visualizações simultâneas.

Os formatos preferidos dos brasileiros, segundo uma pesquisa de março deste ano da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, são as entrevistas, em primeiro lugar, seguidas das narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia. Confira outros dados que atestam o nosso amor pelos podcasts:

Brasil é o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo 

O estudo da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, afirma que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com mais de 30 milhões de ouvintes. 

A mesma pesquisa mostra que entre março de 2021 a março de 2022, mais de 40% de brasileiros ouviram podcasts pelo menos uma vez.

Brasileiros ouvem podcast cerca de uma hora por dia

De acordo com dados da Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Em junho deste ano, 66% dos brasileiros disseram ouvir podcasts para finalidades de informação, enquanto 49% escutam com objetivo de ter entretenimento, e 32%, para educação. 

Isso prova que muitos estão utilizando os podcasts como maneira de se informar, como um substituto de outros meios que exerciam essa função anteriormente, como a televisão ou o rádio. 

Uma pesquisa realizada pelo Ibope para a CMI Globo mostrou que 44% dos brasileiros ouvem podcasts enquanto realizam tarefas domésticas, 38% ao navegar na internet, 25% antes de dormir e 24% quando trabalham ou estudam.

66% dos brasileiros disseram ouvir podcasts para finalidades de informação
66% dos brasileiros disseram ouvir podcasts para finalidades de informação
Foto: Florante Valdez / Pixabay

Quase 40% nas plataformas de streaming 

Segundo uma pesquisa da Global Web Index, cerca de 37% dos usuários da internet escutam algum episódio nas plataformas de streaming. 

O Spotify lidera o ranking com 25% de participação no mercado, seguido pelo Apple Podcasts, com 20%, e Google Podcasts, com 16%, de acordo com os dados da Statista com IBOPE e CupomValido.com.br.

81% dos ouvintes confiam em recomendações dos apresentadores

Um estudo global da Edison Research mostrou que 81% dos ouvintes de podcasts confiam nas recomendações dadas pelos hosts – ou apresentadores – e 71% acreditam mais nos anúncios veiculados em podcasts do que em outros tipos de mídia. 

Ou seja, ao que parece, há uma relação de proximidade entre os apresentadores e ouvintes que inspira mais confiança, até mesmo em relação a conteúdos publicitários.

Brasil teve o quinto crescimento mais acelerado de podcasts no mundo

A pandemia foi um momento decisivo para o crescimento dos podcasts no Brasil. Na pesquisa de 2020 do Ibope para a CMI Globo, 57% dos ouvintes de podcasts começaram a ter esse hábito durante a pandemia. 

Pandemia também influenciou no crescimento dos podcasts no Brasil
Pandemia também influenciou no crescimento dos podcasts no Brasil
Foto: Elad / Pixabay

Além disso, dos 43% que já ouviam, 31% passaram a ouvir mais do que antes também ao longo desse período. O que mais incentivou as pessoas que ouvem podcasts a irem atrás dessa mídia foi buscar conteúdo de interesse (41%). Em segundo lugar, curiosidade sobre o formato (27%), e em terceiro, indicação de amigos ou familiares (26%). 

Essa tendência se confirma nos últimos dois anos. O site Statista traz o dado que em março de 2020, cerca de 13% dos internautas no Brasil já ouviam podcasts. Mas entre outubro de 2021 e março de 2022, esse percentual pulou para 28%.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade