BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Garotinho está insatisfeito com resultado da ação

Segunda, 12 de junho de 2000, 21h08min
Atualizado à 05h17min
O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT), disse nesta segunda-feira (12) à noite que não ficou satisfeito com o desfecho do cerco policial ao bandido que manteve 11 reféns em um ônibus no Jardim Botânico. O Governador condenou ainda o uso de drogas dizendo que "a droga é a grande desgraça da sociedade, pricipalmente dos jovens"

Garotinho evitou, no entanto, fazer críticas à ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. "Se houve falha, foi ter morrido alguém", declarou o governador.

Garotinho prometeu que "serão tomadas providências" se ficar claro que os tiros que mataram a refém Geisla Firmo Gonçalves, de 20 anos, foram disparados por armas da polícia.

Não explicou, porém, que tipo de medida será tomada. A perícia ficará pronta na manhã desta terça-feira (13). "A verdade tudo dirá, quero tudo a limpo. Esta menina podia ser minha filha", disse Garotinho.

As críticas do presidente Fernando Henrique Cardoso de que a ação foi muito demorada foram rebatidas pelo governador. "Eu preferia que demorasse mais e não houvesse a vítima."

Sem citar o presidente, Garotinho afirmou: "Não precisamos de gente para fazer demagogia, esta não é hora para fazer política."

Ao lado do secretário de Segurança Pública, Josias Quintal, do comandante da Polícia Militar, coronel Sérgio da Cruz, e do comandante do Bope, tenente-coronel José de Oliveira Penteado, o governador disse que a polícia agiu certo ao cercar o ônibus quando foi informada do assalto. Sobre a morte da refém, Penteado afirmou: "Aquilo não poderia ter acontecido." Ele negou, porém, que tenha havido erro na operação.

Segundo Penteado, ao deixar o ônibus, o bandido disse que ia matar a refém, atirar em outras pessoas e se matar. "Não sabíamos o que ele podia aprontar, foi uma decisão de segundos" comentou o comandante do Bope. Ele acrescentou não saber informar se os tiros que atingiram a refém saíram somente da arma do seqüestrador - um revólver calibre 38.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Rede Globo, o assaltante estava com uma arma calibre 38, que apresentava três cápsulas intactas e duas vazias, indicando que somente dois tiros foram disparados pelo revólver.

Leia mais:
Entenda como foi o seqüestro

Agência Estado / Redação Terra

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.