Emuseu do esporte inicia suas exposições virtuais neste domingo

Museu apresentará o material 'Ciência x Mitos - Lições da Copa de 1970 de futebol para o atual momento vivido.' e pretende registrar a memória do esporte e seu legado

18 abr 2020 - 16h00

A história do esporte brasileiro reunida em um museu virtual. Com essa proposta, o eMuseu do Esporte inicia suas exposições temporárias neste domingo, registrando a memória do esporte e seu legado. O primeiro material exibido no site do museu será intitulado de 'Ciência x Mitos - Lições da Copa de 1970 de futebol para o atual momento vivido.'

Museu virtual inicia suas atividades com exposição sobre aCapa de 70, neste domingo (Reprodução)
Museu virtual inicia suas atividades com exposição sobre aCapa de 70, neste domingo (Reprodução)
Foto: Lance!

A curadoria será de responsabilidade do professor Lamartine DaCosta, um dos idealizadores do projeto ao lado da também professora Bianca Gama. Além disso, será possível uma participação da sociedade através da construção colaborativa de acervo.

Publicidade

No próximo dia 26 de abril, o eMuseu do Esporte terá a sua primeira exposição temporária colaborativa. Assim, para para participar da exposição, todos podem compartilhar os seus acervos no site da instituição. Serão recebidos diversos tipos de materiais, como fotos, vídeos, documentos, entre outros.

As informações serão recebidas até o dia 20, quando encerra o prazo para a seleção das melhores histórias que serão divulgadas, já que para essa amostra terá um número limitado de expositores.

O eMuseu do Esporte também possuirá 8 galerias virtuais permanentes, que serão lançadas em junho, contando com a participação de 8 colecionadores, dentre os quais, entidades esportivas. As galerias contarão com um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando aos visitantes terem experiências imersivas.

A ideia é uma realização da empresa Gama Assessoria juntamente com a UERJ através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS) com Patrocínio da Empresa ENEL, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

Publicidade

Por fim, cabe ressaltar que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa oferece apoio técnico ao eMuseu, através da Superintendência de Museus e também do Sistema Estadual de Museus.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações