Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  DOR DE CABEÇA
Sua dor de cabeça pode vir da boca

A dor que vem da boca
» Introdução
» Prevenção
» Tratamento
» Descubra se você tem enxaqueca

As dores de cabeça - ou cefaléias - podem ser causadas pelos mais diversos fatores, que podem estar isolados ou combinados. Estudos sobre as causas da dor de cabeça têm apontado origens diversas como lesões vasculares ou neurológicas, estresse emocional, reações alérgicas, má alimentação, problemas de coluna e muitos outros.

Mas você sabia que cerca de 15% dos casos de dor de cabeça crônica são causados por disfunções da articulação têmporo-mandibular (ou ATM), isto é, da região da boca e do maxilar?

O cirurgião-dentista Luís Fernando Lobo Leandro, chefe do setor de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Santa Paula, em São Paulo, explica que essa musculatura, quando exercitada de maneira errada, pode provocar dores de cabeça fortes, além de prejudicar todos os movimentos da boca: a fala, a respiração, a deglutição e a mastigação.

Além do mau uso da musculatura no desempenho dessas funções, hábitos noturnos, como ranger ou apertar os dentes, têm-se destacado como uma importante causa de dores na cabeça, no pescoço e nos músculos da face. O dr. Luis Fernando conta que "até mesmo o presidente Fernando Henrique Cardoso, às voltas com possível estresse de fim de mandato, terá de usar uma placa de relaxamento, que o impedirá de morder a língua, apertar os dentes e, principalmente, tensionar sua musculatura facial". Segundo ele, em muitos casos, esse tratamento é paliativo e temporário, necessitando ser complementado por algum tipo de apoio psicológico contra o estresse.

Laura Cánepa/Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade