Confira a galeria de fotos
 

Falta fibra ótica no mercado

Cristina Bodas

Os produtores mundiais de fibra ótica não estavam preparados para a explosão de consumo de serviços de telecomunicações, que chega a registrar um crescimento de 1.000% ao ano, segundo o professor Hugo Fragnito, chefe do grupo de comunicações óticas da Unicamp.

O resultado é que a fibra ótica disponível hoje não é suficiente para atender a demanda do mercado. "A produção atual de fibra já está totalmente vendida por um ou dois anos", afirma Fragnito. "As empresas que não fizeram suas reservas não vão conseguir tirar seus projetos do papel", comenta a consultora Adriana Reis Menezes, do Yankee Group.

Na avaliação do professor Fragnito, a explosão de consumo tem acontecido nos últimos três anos. "A demanda por fibra aumentou muito a partir da popularização da Internet e, conseqüentemente, a procura por serviços de banda larga", diz.

Apesar de os fabricantes de fibra ótica estarem investindo constantemente no aumento da produção, as empresas brasileiras hoje só conseguem atender 50% da demanda nacional. A importação de países como Estados Unidos e Japão supre o restante.

Copyright© 1996 - 2002 Terra Networks. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 
 
O que é e como funciona fibra ótica
Uso da fibra na Telemedicina
Cabos submarinos de fibra ótica
Investimento cresce e preço cai
Falta fibra no mercado
Subterrâneo digital: instalação