Confira a galeria de fotos

clique e assista a animação em flash.

Conecte-se
à história...

O primeiro sistema ótico de comunicação surgiu há mais de dois séculos, quando o engenheiro francês Claude Chappe inventou, em 1790, o telégrafo ótico - que foi substituído pelo telégrafo elétrico em meados do século 19

Alexander Graham Bell patenteou um sistema ótico de telefonia, que chamou de Photophone, em 1880. Entretanto, o telefone, sua invenção anterior, provou ser mais prática na época

No Brasil, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo) foi o primeiro instituto a desenvolver e a produzir fibra ótica no início dos anos 70. A tecnologia desenvolvida foi transferida para a Telebras, que no início dos anos 80 a repassou para empresas começarem a produzir a fibra em escala comercial


Capacidade de transmissão da fibra é
1 milhão de vezes maior que a do cabo

Cristina Bodas

   Com capacidade de transmissão até 1 milhão de vezes maior do que o cabo metálico, a fibra ótica é hoje a base das relações de comunicação no mundo. Se mantivéssemos somente o cabo metálico como condutor de informações, em alguns casos seria mais rápido enviar um motoboy para fazer uma entrega do que mandá-la via rede.

   Para se ter uma idéia, se quiséssemos transmitir um pacote de informações com 72 Gb - o que corresponde ao conteúdo de um disco rígido de 9 GB (a maioria dos PC's comercializados hoje possui 4 GB) - a uma distância de 10 km, precisaríamos de dez horas utilizando um cabo metálico, enquanto por fibra ótica seriam gastos apenas 7,2 segundos.

   Praticamente não há diferença entre a velocidade de transmissão em um cabo metálico e a fibra. O que muda é a capacidade de transmissão. A fibra pode transportar um número muito maior de bits por segundo do que o cabo. Pense em um estádio de futebol lotado. Se houvesse uma única porta pequena de saída para as 100 mil pessoas, o tempo para que o estádio ficasse completamente vazio seria muito maior do que se fossem utilizados diversos portões.

   Formada por sílica a fibra transmite as informações pelo sistema de reflexão total. Imagine um cabo plástico comprido e flexível revestido internamente com espelhos. Em uma das pontas são lançados raios laser que são refletidos ao longo de todo o cabo, mesmo que ele tenha curvas. Como em um código morse, os raios laser são ligados e desligados para enviar cada bit de informação.

   Além da enorme capacidade de transmissão, a fibra tem outras vantagens na comparação com o cabo metálico, como a alta estabilidade, baixa perda na transmissão e grande resistência.

Glossário
Gb - Gigabits (um bilhão de bits)
GB - Gigabytes
1 byte = 8 bits

Copyright© 1996 - 2002 Terra Networks. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 
 
O que é e como funciona fibra ótica
Uso da fibra na Telemedicina
Cabos submarinos de fibra ótica
Investimento cresce e preço cai
Falta fibra no mercado
Subterrâneo digital: instalação