O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

1974 – Carregador de malas fecha porta e causa queda

A queda do voo 981 da Turkish Airlines, que matou 346 pessoas em 3 de março de 1974, mudou a rotina do fechamento de portas das aeronaves. O acidente com o McDonnell Douglas DC-10 – que levava 333 passageiros e 13 tripulantes – foi atribuído a um erro no fechamento da porta de carga, que ficou sob a responsabilidade de um carregador de malas. A abertura provocou uma descompressão minutos depois do avião decolar do aeroporto de Orly, ao sul de Paris.

Segundo o comandante Ronaldo Jenkins, diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), o acidente contribuiu para os procedimentos de segurança, estabelecendo que um engenheiro aeronáutico deve ser o responsável pelo fechamento das portas.

Data: 3 de março de 1974
Número de mortos: 346
O que mudou: Engenheiro deve ser responsável pelo fechamento das portas

Foto: Futura Press
Acidente da Turkish Airlines deixou 346 mortos em 1974.
Foto: Getty Images

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