O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

1954 – “Fadiga na estrutura” derruba Comets

Na década de 50, a empresa britânica De Havilland passou a fabricar o primeiro avião comercial a jato, o Comet. A nova tecnologia foi colocada em xeque após o registro de vários incidentes envolvendo a aeronave. No dia 10 de janeiro de 1954, um Comet da companhia inglesa Boac se desintegrou no ar cerca de 20 minutos após decolar de Roma. Segundo Jorge Medeiros, doutor em engenharia e professor da Universidade de São Paulo (USP), foi depois dos acidentes envolvendo o Comet que se descobriu a chamada “fadiga na estrutura”.

Falhas na fuselagem do Comet, provocadas por uma rachadura na instalação de uma antena, se intensificaram com a pressurização e despressurização dos voos em maiores altitudes. Além disso, as janelas quadradas da aeronave causavam pontos de tensão na fuselagem. Foi a partir do desastre aéreo que os projetistas passaram a adaptar janelas ovais e criaram projetos mais seguros de aeronaves a jato.

Data: 10 de janeiro de 1954
Número de mortos: 35
O que mudou: Janelas dos jatos passaram a ser ovais

Foto: Futura Press
Comet adotou janelas ovais depois de acidentes envolvendo o primeiro jato comercial.
Foto: Getty Images

Terra