Notícias > Especiais > 11 de setembro > EUA em Guerra
 Capa
 Notícias
 Os atentados
 Personagens
 EUA em guerra
 Fotos
 Vídeos
 Infográficos
 Animações
 Interatividade

 EUA em Guerra
O Islã e suas subdivisões
 AP


Muçulmanos deixam os sapatos do lado de fora para orar na mesquita
Leia também
» Muçulmanos estão em todo o mundo e em paz

» Jihad, a luta santa

» O uso da guerra para justificar a violência

» Especial: os conflitos no Oriente Médio
O Islã atual se divide em várias famílias, sendo que as duas principais são os sunitas, que representam quase 90% do total de fiéis, e os xiitas, cerca de 10%. A divisão se deve a uma questão de linhagem e de clãs, que remonta a época da morte de Maomé. Nesta época, os muçulmanos se dividiram entre os partidários de Alí, que era primo e genro do profeta, e o clã de Aícha, mulher de Maomé, e de Moawiya, governador de Damasco e chefe dos omayadas.

Lutando pelo poder, os sunitas venceram e os xiitas foram obrigados a se render. Esta oposição histórica tem se caracterizado por conflitos de extrema violência e explica as divergências contemporâneas, como por exemplo entre os talibãs, integristas sunitas, e os integristas iranianos, que são xiitas.

Outras divisões apareceram no curso da história entre os xiitas, por exemplo, os zaiditas do Iêmen, os drusos do Líbano, Síria e Israel, os alauitas ou nosairitas da Síria, os ismaelitas, etc. Entre os sunitas se manifestam vários sistemas jurídicos, e quatro escolas se dividem na direção da ortodoxia islâmica: os hanefitas, os malaquitas, os chafeítas e os hanbalitas, cuja doutrina ultraconservadora agradou os wahabitas da Arábia Saudita, que lhe deram um importante impulso.

Redação Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade