Notícias Especiais Seqüestro de prefeito Entenda o caso
 Capa
 Entenda o caso
 Quem era Celso Daniel
 As ameaças
 Em flash
 Galerias de fotos
 Vídeos

Entenda o caso
Confira as hipóteses para
o seqüestro de Celso Daniel (PT)

Os policiais de São Paulo, com o auxílio da Polícia Federal, investigam quatro possibilidades para o seqüestro do prefeito de Santo André, Celso Daniel, levado à força na noite de sexta-feira, 18 de janeiro, após jantar em um restaurante na área nobre da cidade de São Paulo acompanhado por um amigo.

  • Crime político - hipótese favorecida pelo fato de outros prefeitos petistas terem recebido cartas com ameaças de um grupo que se autodenomina Farb (Frente de Ação Revolucionária Brasileira). O grupo afirma, nas cartas, ser responsável pela morte de Toninho do PT, prefeito de Campinas, e promete realizar mais atos de violência.

  • Seqüestro casual - indícios que apontam para a possibilidade do seqüestro ser um crime comum são o fato de Celso Daniel ter jantado em um restaurante caro de São Paulo e estar em um carro de luxo. A polícia afirma que é comum, na região Sul de São Paulo, este tipo de seqüestro em que os criminosos escolhem a vítima apenas pelo carro que ela dirige.

  • Seqüestro premeditado - o empresário que jantou com o prefeito foi liberado na hora, o que poderia significar apenas que os bandidos estavam realmente atrás de Daniel. Neste caso, o crime poderia ter sido premeditado e os seqüestradores já saberiam quem seria o seqüestrado.

  • Ação de crime organizado - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que na madrugada de sábado para domingo supostos seqüestradores do prefeito entraram em contato exigindo a transferência de presos que estão detidos fora do Estado para presídios paulistas. Alckmin não descarta a hipótese, mas também considera a possibildade de trote, já que foram pedidas provas de que o prefeito estava vivo e com os criminosos. Os bandidos afirmaram que era "muito difícil" dar as garantias e não voltaram a entrar em contato.

    O secretário de Segurança de São Paulo, Marco Vinício Petreluzzi, afirma que ainda é cedo para descartar motivações políticas, mas considera a hipótese "pouco provável". Já o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, vê indícios de que o crime seja político, já que o empresário foi liberado. Dentro do PT, não existe certeza se o crime foi político ou não.

    Redação Terra


  • Fórum
    Foi um crime político? Dê a sua opinião


     Chat
    Nome (20 caracteres):
     Escolha a sala
     

     
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade