O que acontecerá com Augusto Pinochet?
Será declarado inocente
Será preso
Será declarado incapaz
Morrerá antes de ser julgado





5 de janeiro
Pinochet se submete a exames neurológicos e geriátricos no hospital Northwick Park de Harrow, ao norte de Londres.

11 de janeiro
O ministério do Interior britânico determina que o senador Pinochet não pode ser extraditado para Espanha devido ao seu deteriorado estado de saúde.

2 de março
O ministro Jack Straw anuncia que deixará Augusto Pinochet em liberdade. Nesse dia o ex-chefe de Estado inicia sua viagem de volta ao Chile. Os advogados das famílias de desaparecidos políticos entram com uma solicitação de suspensão da imunidade parlamentar de Pinochet junto a Corte de Apelações de Santiago.

6 de março
O juiz Juan Guzmán envia à Corte de Apelações o pedido de suspensão da imunidade parlamentar do general Augusto Pinochet, por considerar que havia antecedentes para ordenar sua detenção.

Guzmán Tapia aceitou a petição por um requerimento de sete advogados querelantes. Estes eram responsáveis pelas ações contra Pinochet por sua suposta responsabilidade no seqüestro de 19 pessoas, atribuído à comitiva militar conhecida como "Caravana da Morte". Os sete querelantes atribuem a Pinochet a responsabilidade criminal na qualidade de autor intelectual do seqüestro qualificado de 19 pessoas: três em Cauquenes; três em Copiapó e treze em Calama. O CDE decide fazer parte do julgamento da imunidade de Pinochet, e sua presidente, Clara Szczaransky, é encarregada de levar os alegações contra o general à Corte de Apelações.


30 de março
A defesa apresenta à Corte de Apelações de Santiago uma cópia dos exames médicos do ex-general em Londres, e a resolução do ministro do Interior britânico, Jack Straw, na qual estabelecia a impossibilidade de o general da reserva enfrentar um julgamento ante um tribunal.

18 de abril
A Corte de Apelações de Santiago rechaça por unanimidade a petição da defesa do general para os exames médicos serem levados em consideração no julgamento de suspensão da imunidade de Pinochet.

26 de abril
Começa o julgamento da solicitação de suspensão da imunidade de Pinochet. Nesta ocasião, iniciam as alegações de ambas as partes e a Corte de Apelações de Santiago definiu a data na qual se praticariam os exames médicos de Pinochet, de acordo com o artigo 349 do Código Penal chileno, segundo o qual todo réu com mais de 70 anos deve submeter-se a tais exames.

28 de abril
Acaba a apreciação do processo de suspensão de imunidade do ex-general, mas sem a decisão sobre os exames médicos solicitados pela defesa do senador.

3 de maio
A Corte de Apelações decide, depois de um empate por 11 votos, não apreciar os exames médicos antes da sentença sobre sua imunidade parlamentar.
Em uma sessão extraordinária, a corte decide retirar a imunidade do general por 13 votos a 9.

9 de junho
A defesa do senador vitalício apresenta à secretaría da Corte Suprema a apelação da sentença em primeira instância.

5 de julho
A Corte Suprema acolhe a petição da defesa de Pinochet para adiar a apreciação do caso para o dia 12 de julho e autoriza a solicitação dos advogados das famílias dos presos desaparecidos de que fossem anexados ao processo dois expedientes e um caderno secreto do ministro Juan Guzmán Tapia.

11 de julho
É adiado para o dia 19 de julho o início da apreciação da apelação do caso da perda de imunidade do logo que a acusação exerça seu direito de adiamento devido ao acidente que sofreu a esposa do advogado Eduardo Contreras.

12 de julho
O Conselho de Defesa do Estado (CDE) apresenta um memorando à Corte Suprema manifestando desacordo com a petição da defesa de Pinochet de apresentar exames médicos antes do julgamento de suspensão de imunidade. No mesmo dia, a Corte Suprema defere a petição da defesa de estender para uma hora e meia o tempo outorgado ao advogado Ricardo Rivadeneira para a exposição de seus argumentos.

15 de julho
O advogado de defesa Gustavo Collao entrega à Corte Suprema observações por escrito pedindo que sejam feitos exames médicos no ex-general, a fim de esclarecer as "evidentes confusões de carater jurídico" que estariam contidas na apresentação feita pelo Conselho de Defesa do Estado.

18 de julho
Advogados das famílias dos presos desaparecidos apresentam um documento opondo-se à solicitação da defesa de Pinochet de realizar novos exames médicos.
No mesmo dia, o Exército confirma ter iniciado a busca por informações que permitam encontrar os restos dos 1.198 desaparecidos durante o governo militar.

25 de julho
Por 11 votos a nove, a Corte Suprema rechaça realizar exames médicos em Augusto Pinochet.

08 de agosto
A Corte Suprema retira a imunidade parlamentar de Agusto Pinochet por 14 votos contra seis.





          VIDEOS
Ambiente do lado de fora da Fundação Pinochet
(23-08-00)


Opinião de manifestantes pró Pinochet
(23-08-00)



Retirada da imunidade do senador vitalício
(08/08/00)


          IMAGENS


Para ver los videos,
necesitas RealPlayer.
Si no lo tienes bájalo aquí.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.