Augusto Pinochet Ugarte entrou na cena pública no dia 23 de agosto de 1973, ao ser nomeado Comandante em Chefe do Exército chileno, pelo então presidente Salvador Allende. Pinochet asumiu este cargo quando o Chile vivia uma conturbada situação política interna. Desde então, até hoje, este homem segue sendo notícia no Chile e no mundo.

Dentro de uma conturbada situação política interna, em 23 de agosto de 1973, Augusto Pinochet é nomeado Comandante em Chefe do Exército. Menos de um mês depois, no dia 11 de setembro, as Forças Armadas e os Carabineiros do Chile se insurgiram contra o governo de Salvador Allende, assumindo o controle do governo e o compromisso de restaurar a institucionalidade nacional. A partir de então se iniciou, entre outras coisas, a Reforma Administrativa iniciada em 1975, que estruturou a divisão político-administrativa do Chile em torno de 13 regiões.

Em 1976 uma Comissão de Estudos Constitucionais iniciou a analise para a formulação de uma nova Constituição, que foi aprovada em um plebiscito em 1980.

Depois de superar com exito uma primeira crise fronteiriça com o Peru, que colocou o país a beira de um conflito armado, o governo de Pinochet se vê enfrentado, em 1978, uma delicada situação com a Argentina. O problema foi resolvido depois da intervenção do Papa João Paulo II, diante de quem as duas nações firmaram o Tratado de Paz e Amizade, em 1984.

A partir de 1986 depois de superar uma grave recessão econômica internacional, se inicia no país um período de crescimento sustentado. Em setembro do mesmo ano, Augusto Pinochet sofre um atentado terrorista no setor de Achupallas. O general se salva com vida, mas cinco de seus guarda-costas morrem no incidente.

De acordo com o estabelecido na Constituição, em 5 de outubro de 1988 se realizou um plebiscito a través do qual a maioria dos chilenos decidiu que se efetuariam eleições presidenciais livres e democráticas em dezembro do próximo ano. Nestas eleições é escolhido Don Patricio Aylwin Azocar, candidato democrata cristão, que assume em março de 1990. A partir dessa mesma data, Augusto Pinochet continua como Comandante em Chefe do Exército. Neste cargo o ex-ditador busca consolidar a modernização da instituição.

No dia 18 de julho de 1994, Pinochet apresenta publicamente seu conceito geopolítico para aconquista das Fronteiras Interiores. No mesmo ano, em uma Classe Magistral na Escola Militar e em ocasião do início do Mês do Exército, faz público o Plano de Modernização "ALCAZAR", que aponta a estruturação de uma força militar com um alto grau de instrução e treinamento.

Por um acordo do Corpo de Generais da Instituição, acontecido em 6 de março de 1998, Pinochet recebe o título honorífico de Comandante em Chefe Benemérito do Exército do Chile. Em 10 de março de 1998, conforme o estabelecido na Constituição, ele entrega o comando do Exército ao Tenente General Ricardo lzurieta Caffarena, designado pelo Presidente da República.

Conforme a Carta Fundamental e atendendo a sua condição de ex-Presidente da República, no dia 11 de março de 1998, Pinochet toma posse como senador vitalício, no Congresso Nacional na cidade de Valparaíso.

No dia 16 de outubro do mesmo ano, enquanto viajava pela Europa, é detido em Londres por ordem do juiz espanhol Baltasar Garzón. O senador é notificado na London Clinic da ordem de prisão expedida pelo juiz metropolitano de Londres, Nicholas Evans.





          VIDEOS
Ambiente do lado de fora da Fundação Pinochet
(23-08-00)


Opinião de manifestantes pró Pinochet
(23-08-00)



Retirada da imunidade do senador vitalício
(08/08/00)



Apoio de partidários do ex ditador
(08/08/00)


Os advogados de defesa apelam
(09/06/00)


          IMAGENS


Faça dowload do RealPlayer.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.