>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Governo anuncia mais 15 medidas de reestruturação do setor

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 15h28

O governo anunciou hoje outras 15 novas medidas para tentar a reestruturação o setor elétrico. Entre as propostas, o governo espera aperfeiçoar procedimentos da rede elétrica, para que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) possa operar de maneira mais efetiva quando houver algum problema em equipamentos.

A medida evitaria problemas como o apagão da semana passada, onde há indícios de houve problemas de operação do sistema pelo ONS. Dentro deste processo, a Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE) vai criar um grupo para finalizar os modelos de modernização, via computador, das metodologias de operação do monitoriamento da rede de distribuição de energia.

Outra medida anunciada define que o Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS vão estabelecer índices de alerta de suprimento, para que decisões sejam tomadas quando houver situações de ameaça no fornecimento. Alguns mecanismos já foram criados e já estão sendo utilizados pelo governo, como as chamadas "curvas-guias" e o nível de segurança bianual. O que o governo fará agora é detalhar como as autoridades públicas do setor vai se comportar quando houver sinal de alerta.

O governo também está estudando medidas para que o MME informe anualmente ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a Aneel e a sociedade sobre as perspectivas de suprimento. Todas estas medidas, anunciadas hoje, no entanto, não tem nenhum decisão tomada. Cada uma delas terá um grupo de trabalho, que deverá apresentar uma definição à GCE até maio deste ano. A expectativa inicial é que as medidas sejam implementadas a partir de junho deste ano.

Fonte : InvestNews/Gazeta Mercantil

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade