>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Aneel autoriza segundo lote de usinas eólicas

Domingo, 20 de janeiro de 2002, 10h14

Em menos de um mês, a Aneel concedeu autorizações para a construção de 43 usinas eólicas, com potencial total de mais de 3.600 MW. O primeiro lote, composto por 20 usinas, foi autorizado na segunda semana de dezembro enquanto as autorizações mais recentes, envolvendo 23 usinas, foram expedidas na última semana do ano passado.

No segundo lote, a Aneel autorizou a instalação de 23 usinas eólicas que ampliarão em 1.907 MW a capacidade de geração do país. As autorizações foram anunciadas na última semana de 2001. Ao todo, as usinas eólicas existentes ou autorizadas garantirão mais 3.680 MW ao sistema elétrico brasileiro até 2005. Das 23 usinas autorizadas, oito estão localizadas no Ceará, oito no Rio Grande do Norte, cinco em Pernambuco e duas na Bahia.

Os parques eólicos deverão entrar em operação entre julho de 2002 e dezembro de 2005, de acordo com cada empreendimento. O investimento previsto para construção das 23 usinas é da ordem de R$ 4,7 bilhões. Cinco empresas - CPL Participações, Enerbrasil Energias Renováveis do Brasil, Fuhrlander, New Energy Options e Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Vale do Sirigi (Cersil) - serão as responsáveis pelos empreendimentos.

As autorizações concedidas fazem parte do esforço empreendido pela Aneel de incentivar a geração de energia elétrica com a utilização de fontes alternativas, como a força dos ventos e a luz solar. Além de serem renováveis, estas fontes garantem a produção da chamada "energia limpa", de baixo impacto ambiental.

Hoje, apenas seis usinas eólicas estão em funcionamento no País - nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraná -, gerando 18,8 MW. Isso representa não mais que 0,03% da capacidade de geração do Brasil, em torno de 74,4 mil MW. As novas geradoras eólicas autorizadas garantirão, portanto, aumento significativo da presença da geração por fontes alternativas na matriz energética brasileira.

Em dezembro, a Aneel autorizou o primeiro lote de usinas eólicas composto por 20 projetos que, juntos, terão capacidade de gerar 1.773 MW. A maior parte dos empreendimentos, 18, será construída na região Nordeste, nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia. Duas usinas serão construídas no estado do Rio de Janeiro.

Das 20 novas centrais geradoras eólicas autorizadas anteriormente, 13 serão construídas pela Enerbrasil Energias Renováveis do Brasil Ltda, empresa ligada ao grupo espanhol Cia Americana de Energias Renovables S/A. A empresa SIIF Énergies Brasil Ltda, afiliada do grupo francês SIIFELEC, será responsável pelas outras sete usinas. Sediadas no Rio de Janeiro, as duas empresas atuarão como produtores independentes, podendo comercializar livremente a energia elétrica gerada pelas novas usinas.

Atualmente, apenas seis usinas eólicas estão em funcionamento no País - nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraná -, gerando 18,8 MW. Isso representa apenas 0,03% da capacidade de geração do Brasil, hoje em torno de 74,4 mil MW.

Previstas para entrar em operação entre julho de 2002 e dezembro de 2005, de acordo com cada empreendimento, as novas centrais geradoras autorizadas garantirão, portanto, aumento significativo da presença da geração por fontes alternativas na matriz energética brasileira.

Fonte : Agência Brasil

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade