Terra

27Das formas de produção de eletricidade, a usina nuclear é uma das menos agressivas ao meio ambiente. Ainda assim, a possibilidade de a unidade provocar grande impacto socioambiental é um dos aspectos mais controversos de sua construção e operação. Isto porque toda a cadeia produtiva do urânio – da extração à destinação dos dejetos derivados da operação da usina – é permeada pela radioatividade.

Em 2006, a energia nuclear ocupou o penúltimo lugar entre as principais formas de produção de energia elétrica do mundo, segundo a International Energy Agency (IEA). Como mostra o gráfico abaixo, foi superada por hidroeletricidade, gás natural e carvão e superou apenas o petróleo.

27_fis_fig_01.eps

<https://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_carp8.pdf>

A respeito das controvérsias existentes na construção e na operação das usinas nucleares, são feitas as seguintes afirmações:

I. A energia nuclear, produzida a partir do átomo de urânio, acarreta a emissão de altíssimos volumes de gás carbônico (CO2).

II. Além da ocorrência dos acidentes, outro fator que motivou a oposição à energia nuclear foi o fato de que o processo de fissão do átomo de urânio é o mesmo que dá origem à bomba atômica.

III. Não existe uma solução definitiva para os rejeitos radioativos produzidos.

IV. A tecnologia hoje existente apenas atenua, mas não acaba com os riscos de acidentes ambientais provocados pelas usinas nucleares.

V. O Brasil não possui reservas de minério de urânio, matéria-prima para a produção de energia nuclear.

Assinale a opção que contenha apenas afirmações corretas.

a) I, II e III

b) I, IV e V

c) II, III e IV

d) II, IV e V

e) III, IV e V

28Conta-se que em 1752, Benjamin Franklin (1706 – 1790) realizou a perigosa experiência de empinar uma pipa (ou papagaio) feita de seda, em tempestade. Observou pequenas faiscas entre uma chave amarrada no barbante da pipa e seu punho. Essa e outras experiências levaram às seguintes conclusões:

I. O raio tem a mesma natureza da descarga elétrica que ocorre, por exemplo, quando levamos choque ao tocarmos num objeto metálico.

II. Benjamin Franklin não morreu no experimento, como ocorreu com um outro físico, Georg Wilhelm Richmann, que tentou reproduzir o experimento de Franklin, porque, provavelmente, estava calçando um sapato isolante, da mesma forma que os pneus de borracha isolam o automóvel, impedindo que os ocupantes sofram o impacto dos raios.

III. Vários mecanismos atuam no interior das nuvens, provocando a formação de agrupamentos de cargas positivas e negativas. A carga da nuvem induz carga de sinal oposto na superfície da Terra e, num dado instante, ocorre a descarga.

Qual das alternativas abaixo é a correta?

a) I e II estão corretas.

b) Apenas I está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Todas estão corretas.

e) I e III estão corretas.