70 Anos do início da Segunda Guerra

Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos

Meus compatriotas e meus amigos. Hoje, meu único dever é falar para toda a América. Até as 4h30 desta manhã, tinha esperanças vazias de que algum milagre impedisse uma guerra devastadora na Europa e levasse ao fim da invasão da Polônia pela Alemanha.

Por quatro longos anos, uma sucessão de guerras reais e crises constantes abalaram o mundo inteiro e ameaçaram, em cada caso, produzir o conflito gigantesco que hoje é, infelizmente, um fato.

Por certo devo trazer de volta às suas memórias os esforços consistentes e por vezes bem-sucedidos do seu governo nessas crises, que jogaram todo o peso do Governo dos Estados Unidos na causa da paz...

Por certo devo chamar atenção para os infelizes eventos dos anos recentes, que têm sido, sem dúvida, baseados no uso da força ou na ameaça da força.

E parece claro para mim, mesmo no deflagrar dessa grande guerra, que a influência da América deve consistir em buscar para a humanidade uma paz final que vá eliminar, até onde for possível, o uso continuado da força entre nações...

Vocês, o povo deste país, estão recebendo notícias através de seus rádios e de seus jornais a cada hora do dia. Vocês são, acredito, o povo mais esclarecido e melhor informado de todo o mundo neste momento. Vocês não estão sujeitos a nenhuma censura de imprensa e quero acrescentar que seu governo não possui qualquer informação oculta ou com a intenção de ser ocultada.

Vocês devem saber a princípio um fato simples, mas inalterável... Quando a paz é quebrada em qualquer lugar, a paz de todos os países de todos os lugares é ameaçada. É fácil para vocês e para mim encolher nossos ombros e dizer que conflitos ocorrendo a milhares de milhas do continente dos EUA e mesmo a milhares de milhas de todo hemisfério americano não afetam seriamente as Américas e que tudo que os Estados Unidos devem fazer é ignorá-los e cuidar de seus próprios assuntos.

A despeito de quão intensamente possamos desejar o distanciamento, somos forçados a perceber que toda palavra que atravessa o ar, toda embarcação que navega o mar, toda batalha sendo lutada, afeta, sim, o futuro americano.

Que nenhum homem ou mulher fale de forma impensada ou falsa sobre a América enviar seus exércitos a campos europeus. Neste momento, lá está sendo preparada uma proclamação da neutralidade americana...

Esta nação vai continuar uma nação neutra. Mas não posso pedir que todos os americanos também continuem neutros em pensamento.

Mesmo alguém neutro tem o direito de estar ciente dos fatos. Mesmo a alguém neutro não se pode pedir que feche sua mente ou feche sua consciência. Eu já disse não uma, mas muitas vezes que conheço a guerra e detesto a guerra.

E sempre repetirei isso. Espero que os EUA se mantenham afastados dessa guerra. Acredito que irão e lhes asseguro e reasseguro que todo esforço de seu governo será direcionado a esse fim.

Enquanto estiver dentro do meu poder prevenir, não haverá a interrupção da paz nos Estados Unidos.

Terra

Notícias