20 anos da Queda do Muro de Berlim

Winfried Freudenberg

Última pessoa a morrer na tentativa de atravessar o Muro de Berlim, Winfried Freudenberg caiu a bordo de um balão de gás, no dia 8 de março de 1989. O plano de Freudenberg era escapar para o lado oriental junto com a mulher, Sabine, através de um balão de gás de fabricação caseira. O casal arrumou emprego em uma refinaria de gás e começou a tecer o que se tornaria um balão de 13 metros de comprimento.

Na véspera do dia em que Winfried foi declarado morto, à noite, o casal foi até uma área aberta em uma estação de trem e começou a encher o balão. No entanto, um segurança do local viu os dois e chamou a polícia. Ao observar a chegada da viatura, o casal decidiu que apenas Freudenberg embarcaria, pois a aeronave ainda não estava completamente abastecida com gás e não sairia do chão com o peso dos dois.

Sabine cortou as cordas que prendiam o artefato ao chão e o balão levantou voo. Apesar de os soldados da Alemanha Oriental terem ordens de atirar em pessoas surpreendidas tentando cruzar o Muro de Berlim, os oficiais nada fizeram por medo de que o balão explodisse.

Já na manhã do dia 8 de março, Freudenberg passou a cerca de 2 mil metros de altitude pelo Aeroporto Tegel, em Berlim Ocidental, onde ele teria a intenção de pousar. Às 7h30, o balão foi encontrado em um jardim de um condomínio e o corpo de Winfried, a alguns quarteirões do mesmo bairro. As causas da queda do balão nunca foram descobertas.

Terra