20 anos da Queda do Muro de Berlim

Chris Gueffroy

O último homem a ser morto por soldados da fronteira tentando atravessar o Muro de Berlim, Chris Gueffroy, 20 anos, junto com o amigo Christian Gaudian, executou um plano de fuga para o lado ocidental durante a noite do dia 6 de fevereiro de 1989. Os dois acreditaram que a ordem para atirar em quem tentasse cruzar a barreira havia sido suspensa.

Enquanto pulavam uma cerca de metal, foram vistos por soldados, que abriram fogo imediatamente. Gueffroy foi atingido no peito por 10 tiros e morreu no local. Gaudian também foi baleado, mas sobreviveu e foi preso pelos guardas. Os soldados que patrulhavam o posto de Britz, onde a dupla tentou escapar, receberam uma recompensa em dinheiro pela ação. No entanto, após a reunificação alemã, eles foram processador criminalmente e o autor do disparo fatal foi condenado a 2 anos de prisão.

Em 21 de junho de 2003, data em que Gueffroy completaria 35 anos, foi inaugurado um monumento em sua homenagem no distrito de Britz. Uma das cruzes do memorial próximo ao Palácio do Reichstag foi dedicada a ele.

Terra