MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

EUA devem suavizar embargo de 38 anos contra Cuba

Terça, 27 de junho de 2000, 19h40min
Esta terça-feira (27) líderes repúblicanos da Câmara de Representantes acertaram suavizar o embargo dos Estados Unidos contra Cuba, em vigor desde 3 de março de 1962. A medida deverá ainda ser submetida a votação no Congresso.

Cronologia de uma espinhosa relação, piorada pelo embargo econômico:
1 de janeiro de 1959 - Triunfa a revolução em Cuba, localizada a menos de 150 quilometros
6 de agosto de 1960 - Cuba nacionaliza 26 grandes empresas norte-americanas.
3 de janeiro de 1961 - EUA rompe relações diplomáticas com Cuba.
16 de abril de 1961 - Fidel Castro proclama o caráter socialista da revolução.
17 de abril de 1961 - Expedição de anticastristas, treinados e financiados pela CIA, desembarca pela Baía dos Porcos e é derrotada dois dias depois.
Janeiro de 1962 - Cuba é suspensa da OEA por iniciativa dos EUA.
3 de fevereiro de 1962 - EUA instauram o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba.
Outubro de 1962 - Crise dos Mísseis: a tensão nuclear vivida pelo mundo quando os Estados Unidos e a União Soviética se confrontaram por causa da existência de mísseis nucleares soviéticos em Cuba.
1º de setembro de 1977 - EUA e Cuba abrem Seções de Interesses em suas respectivas capitais para renovar as comunicações diretas.
5 de fevereiro de 1992 - Robert Torricelli apresenta no Congresso um projeto de Lei para a democracia em Cuba. A Lei Torricelli é aprovada no dia 23 de outubro desse ano.
9 de fevereiro de 1995 - O senador republicano Jesse Helms apresenta no congresso o projeto de Lei de Solidariedade com a Liberdade e a Democracia Cubana, conhecida como a lei Helms-Burton.
6 de outubro de 1995 - Bill Clinton anuncia uma série de medidas que flexibilizam as relações entre os dois países: suavização dos obstáculos para viajar à ilha e facilidades para que os cubano-americanos enviem dinheiro a suas famílias.
24 de fevereiro de 1996 - Migs cubanos abatem perto de Havana dois pequenos aviões da organização anticastrista "Irmãos para o Resgate". Em conseqüência, o presidente Bill Clinton decide aprovar a lei Helms-Burton no dia 12 de março e volta atrás com as medidas de suavização do embargo.
6 de março de 1998 - Empresários americanos viajam a Cuba para um encontro de oportunidades de negócios.
20 de março de 1998 - Clinton volta a anunciar uma série de medidas para suavizar o embargo contra Cuba: o levantamento de restrições aos vôos humanitários diretos para a ilha, autorização aos cubano-americanos de enviar dinheiro a seus familiares da ilha, e medidas para facilitar o envio de medicamentos.
30 de abril de 1998 - Clinton acredita que o embargo foi "útil", mas diz que tem vontade de criar medidas "para minimizar o sofrimento do povo cubano".
13 de maio de 1998 - Entram em vigor as medidas destinadas a flexibilizar o regime de sanções: reinício imediato de vôos de carga diretos a Cuba para transportar ajuda humanitária e uma redução de 50% do tempo de tramitação para obter licenças de exportação de medicamentos americanos à ilha; os cubanos que moram nos EUA poderão mandar a suas famílias até US$ 300 por trimestre; e o recomeço dos vôos "charter" de passageiros para a ilha.
16 de maio de 1998 - Fidel Castro fala de seu temor de que um eventual acordo entre a União Européia e os Estados Unidos sobre a lei Helms-Burton seja feita "às custas de Cuba", referindo-se às negociações entre as duas partes para a isenção quanto a lei americana que castiga as firmas que tenham o usofruto de antigos bens americanos nacionalizados por Cuba.
19 de junho de 1998 - Estados Unidos autorizam aviões da Cubana de Aviação para sobrevoar território americano em rota para o Canadá. Washington tinha proibido esses vôos desde que implantou o embargo comercial.
15 de julho de 1998 - Chega a Havana o primeiro vôo comercial direto entre EUA e Cuba, depois de 26 meses de interrupção por decisão oficial americana.
10 de setembro de 1998 - Cuba chama de "hipócrita" a atitude dos Estados Unidos de proibirem empresários americanos de participarem de uma reunião de negócios na ilha.
14 de outubro de 1998 - Um grupo de congressistas e ex-altos funcionários norte-americanos, entre os quais Henry Kissinger, propõem criar uma comissão bipartidária para revisar a política dos Estados Unidos em relação a Cuba.
13 de novembro de 1998 - Cuba autoriza a abertura de um escritório da agência americana de notícias Associated Press (AP), três décadas depois de Havana ter fechado sua sede.
4 de janeiro de 1999 - A Casa Branca rejeita a proposta de criar uma comissão destinada a revisar a política americana para Cuba, e Washington se diz disposto a anunciar em troca uma série de medidas para favorecer os contatos com a ilha. A criação dessa comissão implicava um questionamento do embargo que os Estados Unidos aplicam a ilha desde há quase quatro décadas.
27 de outubro de 1999 - Termina a primeira visita a Cuba, em 40 anos, de um governador americano, o republicano de Illinois, George Ryan, que viajou acompanhado de uma delegação de empresários a ilha durante cinco dias.
2000 - Numerosas delegações de empresários e agricultores americanos visitam a ilha, interessados nas possibilidades de investir em Cuba. No começo de junho, esteve na ilha uma delegação de 50 executivos de empresas como as poderosas Pepsi-Cola, Caterpillar e United Airlines.

Leia mais:
EUA aliviam embargo contra Cuba

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.