Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops HELP!

Exorcizando o discão
Programas essenciais para salvar seu HD

Meu irmão sabe muito bem o que é isso. Liga o Mac e, de repente, vê que tudo está zoado. O Mac OS X não inicia. Ou então, descobre que um monte de arquivos pessoais estão desaparecidos.

"Meu Deus, os 10 GB de fotos que eu tirei com minha câmera digital! Meus 15 GB de MP3!! Ah, se eu tivesse levado a sério os conselhos que meu irmão vem escrevendo há tanto tempo na Macmania..."

Pois é: com alguns CD-Rs, que poderiam ser obtidos por uns míseros reais no shopping coreano da esquina, todo esse trauma poderia ser evitado.

Quando cheguei em seu apartamento para tentar ajudar a conter o desastre, não havia muito mais o que eu pudesse fazer. A estrutura de diretório do HD estava permanentemente danificada e muitos dos arquivos já não eram mais recuperáveis.

O ritual de exorcismo de HDs "possuídos" pode virar a cabeça de qualquer um. O importante é não dar uma de pecezista desesperado e apelar para o exagero de formatar o HD e instalar tudo de novo. Se você não quer perder os dados que estão no disco problemático, existem pelo menos quatro "entidades" que podem vencer - ou talvez distrair - o demônio: Utilitário de Disco, Norton Utilities, Drive 10 e DiskWarrior.

  • Utilitário de Disco
    O Utilitário de Disco (Disk Utility) vem instalado com o Mac OS X e fica em /Aplicativos/Utilitários (/Applications/Utilities). Ele é capaz de verificar e realizar reparos básicos no seus HDs, internos ou externos. Se o disco a ser verificado for o de partida, o programa não poderá fazer nenhum reparo. (Aliás, qualquer programa de reparo de discos ou recuperação de dados funciona mais eficientemente a partir de outros discos ou de um CD "bootável".) Para verificar o HD de partida, inicie o sistema pelo CD de instalação do Mac OS X (segurando a tecla [C]) e selecione a opção Disk Utility no menu File.


  • Inicialização segura
    Outra opção é o velho "Restart com Shift", comando que já existia no Mac OS clássico. Ele faz o Mac entrar no Safe Boot ("Modo Seguro"). Basta restartar mantendo [Shift] apertado até aparecer a tela de boas-vindas do Mac OS, informando que você está dando o Safe Boot.
    O sistema dá uma checada no seu disco, idêntica à que é feita pelo Disk Utility (ou pelo comando fsck do Unix). Também desabilita os itens de inicialização (startup items), que podem estar dando pau. Se for esse o caso, depois basta deletar os items de /Library/StartupItems. Mas para isso você precisa apertar [Shift] até aparecer o Mac OS, soltar e apertar [Shift] novamente até aparecer o desktop. Deixando o [Shift] continuamente apertado do começo ao fim, você não desabilita os Startup Items.

  • fsck
    Esse comando do Unix (abreviação para file system check) conserta automaticamente os diretórios e arquivos do disco de partida, toda vez que o Mac volta a ligar após um apagão ou outro acidente. Você pode invocá-lo de propósito:
    1. Restarte e, imediatamente após o acorde inicial do Mac, segure as teclas [command][S]. Isso faz a máquina entrar no chamado modo de usuário único (singleuser mode), só com as funções mais elementares do sistema. A tela vai ficar preta, exibindo uma linha de comando. Solte as teclas.
    2. Quando surgir o prompt, digite: fsck -y O parâmetro (flag) -y significa "fazer todas as mudanças necessárias automaticamente". Se houver reparo, o fsck dirá ao terminar: "File system was modified" ("o sistema de arquivos foi modificado").
    3. Dê o fsck -y mais uma vez para assegurar o conserto. Se fizer novos reparos, repita o comando novamente até que não reste mais nada. Então, tecle reboot para reiniciar o Mac normalmente.

  • Consulte um consultor
    Pode ser que, no meio deste artigo, você chegue à conclusão de que não tem segurança suficiente para prosseguir com os conselhos que estamos dando, ou então esbarre em uma dica esotérica demais para os seus conhecimentos sobre o Mac. Nesse caso, o melhor a fazer é chamar um consultor - esse profissional autônomo que dedica sua vida à salvação e profilaxia dos computadores alheios. Há no nosso site, na seção Guia, uma lista com um bom número deles espalhados por todo o Brasil. Em caso de problemas de hardware, leve seu Mac para um centro de serviços autorizado Apple.

    Tabelão de Consultores:
    www.macmania.com.br/macmania/guias.htm
    Centros de Serviços Apple: www.apple.com/br/suporte

    Norton Utilities

    De tanto nos salvar de situações calamitosas, o Dr. Norton quase chegou a ser canonizado nos tempos clássicos. Mas no OS X ele anda meio confuso. O pacote Norton Utilities 7, da Symantec (www.symantec.com.br), inclui o Norton Disk Doctor (NDD) e mais algumas ferramentas importantes para proteger e "garibar" seu HD. O NDD roda nos OS 9, mas no OS X a coisa não é tão fácil. Isso porque, ao menos até a finalização desta edição, a Symantec ainda não tinha lançado um update para fazê-lo funcionar com as últimas atualizações do Jaguar. Por essa razão, instalar o Norton Utilities no OS X acaba sendo meio inútil. De qualquer maneira, o programa roda a partir do CD, iniciando pelo OS 9, o que permite que você use o NDD para detectar e corrigir problemas do HD, mesmo que ele tenha o OS X instalado. O importante é que você esteja usando a versão mais recente do produto.

    O Norton Utilities conta também com o Volume Recover, para reparar a estrutura de diretórios danificada de um disco, e o Unerase, que recupera arquivos deletados indevidamente. Só que a eficácia dessas ferramentas depende de estar sempre ativado o FileSaver, utilitário preventivo que vem no pacote.

    Como o Norton Utilities não funciona corretamente com as últimas atualizações do OS X, a coisa fica complicada. Quem comprar os novos G4 que não rodam o OS 9 terá que esperar a Symantec lançar uma nova versão do produto.

    DiskWarrior

    A versão para o OS X ainda não tinha sido lançada oficialmente quando esta matéria foi escrita. Mas, mesmo rodando apenas no Mac OS 9, o DiskWarrior, da Alsoft (www.alsoft.com), é a melhor ferramenta que existe para recuperar dados em discos problemáticos. O programa é eficiente porque ele se preocupa especificamente com a estrutura de diretórios do seu HD, que é um mapeamento de todos os arquivos armazenados. Se ela for danificada, alguns ou todos os arquivos podem não ser encontrados. Eles ainda estão ali no disco, sãos e salvos, mas inacessíveis pelo sistema. Quando isso acontece, o DiskWarrior é capaz de recuperar parcial ou totalmente os diretórios, dependendo da dimensão do dano.

    Para prevenir que isso aconteça novamente, o DiskWarrior possui um método de proteção non-stop com a função de evitar que pequenos problemas cresçam e ganhem proporções catastróficas. O DiskWarrior 3 promete trazer esse benefício também para o OS X.

    Drive10

    Software da MicroMat (www.micromat.com), criadora do popular TechTool Pro. O Drive10 é feito exclusivamente para rodar no OS X, o que é uma vantagem em relação ao Norton Utilities. Além de verificar a integridade física e lógica do HD, o programa realiza uma série de outras tarefas, como verificar se o disco foi formatado corretamente, checar o nível de voltagem que alimenta o dispositivo e "zerar" completamente a unidade, entre outras coisas. Como o Utilitário de Disco da Apple, ele não é capaz de reparar o disco pelo qual o Mac iniciou, de modo que o recomendável é usar o CD instalador do Drive 10 para "bootar" o computador.

    Em tese, o Drive 10 é uma versão do TechTool Pro 3 para o X. No entanto, a empresa já anunciou que lançará a versão 4 ainda este ano, de modo que não se sabe bem qual será o posicionamento de cada um dos programas.

    Prevenção e becape

    Não existe um só programa que resolva tudo. Muitas vezes, existem problemas que um corrige e o outro não. O mais importante é que essas ferramentas não devem ser encaradas apenas como salvadores da pátria. Elas também podem prevenir desastres, se usadas periódica e corretamente. No caso de meu irmão, foi o DiskWarrior que mais conseguiu evitar baixas, apesar de não ter sido capaz de reparar totalmente o desastre. Mas tenho certeza de que, a partir de agora, meu irmão fará becapes mais frequentes...

    Salvo pelo FireWire

    Se um HD não monta de jeito nenhum e nenhum Norton ou DiskWarrior consegue resolver, às vezes dar partida na máquina problemática em Target Mode ("modo alvo", em que a sua máquina é controlada por uma outra) faz com que o disco monte e se possa recuperar os dados.

    Ligue os dois Macs com um cabo FireWire e restarte o Mac do HD problemático segurando a tecla [T]. Ele irá iniciar em Target Mode. A tela da máquina-alvo ficará interditada e coberta pelo símbolo do FireWire. Se você tiver sorte, o disco com problemas irá montar no desktop do outro Mac.

    Márcio Nigro


  • Índice
  • Exorcizando o discão
  • Faça o Velox funcionar no Mac OS X
  • Compartilhe a conexão à Internet
  • O ataque dos clones
  • Conecte Macs e PCs em rede
  • Imprimindo sem mistério

  •