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Imprimindo sem mistério

Imprimir no Mac OS X, a despeito de tantas novas funcionalidades no sistema, ainda é uma dificuldade para muitos. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas e informar sobre os aperfeiçoamentos do sistema no campo da impressão. (Ah, sim: os procedimentos a seguir funcionam apenas com o Mac OS X 10.2 ou superior.)

Uma tecnologia que tornou possivel a grande maioria das novas funcionalidades foi o CUPS (Common Unix Print System). Drivers para Mac OS X que o fabricante não tenha desenvolvido e compartilhamento de impressoras em rede com outros Macs ou PCs são algumas dessas capacidades.

Impressoras sem driver

O primeiro problema que um usuário de Mac OS X pode enfrentar é a falta de um driver para sua impressora antiga. O suporte do fabricante nunca consegue ajudar, e você acha que aquela velha companheira nunca mais vai funcionar com seu Mac!

Calma! A coisa toda é bem simples. Basta instalar uma série de drivers desenvolvidos para o CUPS, que na maioria dos casos são muito próximos do original, ou são drivers genéricos que podem fazer sua impressora funcionar com um mínimo de recursos. São necessários dois pequenos aplicativos: Gimp-Print e ESP GhostScript.

O Gimp-Print é um pacote de drivers para impressoras que será utilizado pelo CUPS, e o ESP GhostScript é um interpretador PostScript que garante a impressão a partir de aplicativos Carbon (adaptados para o Mac OS X).

Depois de ambos instalados, para visualizar a sua antiga impressora, abra o Centro de Impressão (Print Center) com a tecla [Option] apertada.

No menu pop-up Modelo da Impressora (Printer Model), escolha o fabricante e depois o modelo da impressora.

Download: https://gimp-print. sourceforge.net/MacOSX.php3

Impressoras PostScript

No Mac OS clássico, estávamos acostumados a configurar no Seletor (Chooser) impressoras do tipo Virtual PostScript para criar arquivos PS. O Mac OS X sempre teve essa opção, mas muitos ainda não sabem como configurá-la. Veja como se faz:

  1. Abra o Centro de Impressão (Print Center).
  2. Clique em Adicionar (Add) na janela Lista de Impressoras (Printer List).
  3. Selecione "Impressão IP" ("IP Printing").
  4. Digite localhost no campo "Endereço da Impressora" ("Printer's Address").
  5. Desmarque a opção "Usar fila padrão no servidor" ("Use default queue on server").
  6. Digite um nome para a sua impressora PS no campo "Nome de Fila" ("Queue Name"). O nome não pode ter espaços.
  7. Selecione o PPD da sua impressora ou imagesetter no menu Modelo de Impressora (Printer Model).
  8. Clique no botão Adicionar (Add).

Para salvar arquivos PS

  1. Selecione Imprimir (Print) no aplicativo.
  2. Selecione na opção Impressora (Printer) o modelo PS que você acabou de adicionar.
  3. Em "Opções de Saída" ("Output Options"), selecione "Salvar como arquivo" ("Save as file").
  4. Selecione PostScript no menu Formato (Format).
  5. Clique Salvar (Save) e selecione onde deseja guardar o arquivo PS.

Lasers não-PostScript

Uma das frustrações do dono de uma impressoras laser não-PostScript é quando ela não aparece no Centro de Impressão ou imprime apenas uma lista de comandos. Mas, graças à implementação do CUPS no Mac OS X 10.2, a solução é bem simples. Remova a impressora já instalada do Centro de Impressão e adicione-a novamente, através de um comando no Terminal.

Para executar esse comando, será necessário estar "logado" por uma conta com privilégios de administrador (Admin) e então entrar com a senha do super-usuário (root):

% sudo lpadmin -p LaserJet_6L -E -v socket:192.168.0.100 -m laserjet.ppd

No exemplo acima, estamos instalando a impressora HP LaserJet 6L, onde:

  • LaserJet_6L é o nome da impressora que aparecerá no Centro de Impressão;
  • 192.168.0.100 é o endereço IP do Macintosh ao qual a impressora está conectada;
  • laserjet.ppd é o arquivo de descrição de impressora (PPD) ou driver da impressora que está sendo instalada.

    Desse modo, a impressora funcionará sem problemas. No Centro de Impressão a impressora do exemplo será chamada de LaserJet_6L.

    Impressoras de Windows no Mac

    Muitas vezes é necessário fazer seu Mac imprimir em impressoras que estão ligadas a PCs com Windows. Se você estivesse utilizando o Mac OS 9 ou anterior, diria: "Impossível!" Mas com o Mac OS X isso é facinho.

    Note que o processo a seguir foi testado para PCs com Windows XP e 2000 e Macs com Mac OS 10.2 ou superior. E, no caso de você estar numa rede corporativa (com muitos PCs), é bom perguntar antes ao administrador de rede de que forma as impressoras estão compartilhadas: via SAMBA, Internet Printing Protocol, entre outras.

    Configurando o Windows

    Adicione o serviço de servidor de impressão via TCP/IP:

    1. Entre no PC com privilégios de administrador.
    2. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle (Start > Settings > Control Panel).

    3. Clique em "Adicionar/Remover Programas" ("Add/Remove Programs").
    4. Clique em "Adicionar/Remover Componentes do Windows" ("Add/Remove Windows Components").
    5. Selecione apenas "Outros serviços de arquivos e impressão de rede" ("Other Network File and Printer Services").
    6. Clique em Detalhes (Details) e marque a opção "Serviços de impressão para Unix" ("Print Services for Unix"). Clique em OK.

    7. Clique no botão Next (neste ponto o PC poderá precisar do CD de instalação do Windows para carregar os arquivos necessários).
    8. Clique em Finalizar (Finish).

    Para o serviço iniciar automaticamente

    1. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle (Start > Settings > Control Panel).
    2. Clique em "Ferramentas Administrativas" ("Administrative Tools") Clique em Serviços (Services).

    3. Clique no item "Servidor de impressão TCP/IP" ("TCP/IP Print Server").

    4. Selecione Automático (Automatic) em "Tipo de inicialização" ("Startup Type"). Clique OK.

    Para compartilhar na rede TCP/IP

    1. Clique Iniciar > Configurações > Impressoras (Start > Settings > Printers).
    2. Clique com o botão direito na impressora e selecione Compartilhamento (Sharing.)

    3. Clique no botão Compartilhar (Share) e indique o nome utilizado pela impressora na rede. Clique OK.

    Configurando o Mac OS X

    1. Abra o Centro de Impressão (Print Center).
    2. Clique em Adicionar (Add), na janela "Lista de Impressoras" ("Printer List").
    3. Selecione "Impressão IP" ("IP Printing").
    4. Entre o endereço IP do PC com a impressora no item "Endereço da Impressora" (Printer Address).
    5. Desmarque a opção "Usar fila padrão no servidor" ("Use default queue on server").
    6. Digite no campo "Nome da fila" ("Queue Name") o nome que você deu para a impressora no Windows.

    7. Selecione o modelo da impressora no menu "Modelo de Impressora" ("Printer Model"). Se não houver o driver para a sua impressora, instale o aplicativo Gimp-Print, reinicie o Centro de Impressão (Print Center) e tente novamente.
    8. Clique no botão Adicionar (Add).

    Compartilhando do Windows para o Mac (outra opção)

    1. Inicie o Centro de Impressão (Print Center).
    2. Segure a tecla [Option] e clique no botão Adicionar (Add) na janela "Lista de Impressoras" (Printer List).
    3. Selecione Avançado (Advanced) no menu.
    4. Selecione "Windows Printer via SAMBA" na opção Dispositivo (Device).
    5. Entre com um nome para a impressora em "Nome do Dispositivo" ("Device Name").
    6. Entre a URL da impressora em "URL do Dispositivo" ("Device URL"). Por exemplo: smb://ServerName/ShareName (ServerName é o nome na rede Windows do computador onde está a impressora).
    7. Selecione fabricante e modelo da impressora.

      Caso exista alguma senha para acesso, será necessário inseri-la na URL: smb://<WindowsUsername>:
      <passwd>@<workgroup>/
      <Windows servername>/<share>

    Compartilhando do Mac para o Windows
    Também pode ser necessário fazer com que PCs imprimam em uma impressora ligada a um Mac. Nesse caso também há uma solução implementada no Mac OS 10.2, utilizando o CUPS.

    Configurando o Mac OS X

    1. Em Preferências do Sistema > Compartilhamento (System Preferences > Sharing), selecione a opção "Compart. De Impressoras" ("Printer Sharing").

    2. Abra o Terminal e dê login como usuário root pelo su. Digite:

      % su

      Forneça a senha e então vá para o diretório do CUPS:

      % cd /etc/cups

      Faça uma cópia dos arquivos mime.convs e mime.types:

      % cp mime.convs mime.convs.bak
      % cp mime.types mime.types.bak

    3. Agora será necessário usar um editor de texto na linha de comando. Você pode utilizar o vi (descrito nos MacPROs da Macmania 93 e 94).

      a) Habilite a seguinte linha no final do arquivo mime.convs, removendo o # do início da linha:
      #application/octet-stream
      application/vnd.cups-raw 0 -

      b) Habilite da mesma forma a seguinte linha no arquivo mime.types:
      #application/octet-stream

    4. Reinicie seu Mac para que as novas opções surtam efeito.
    5. Abra um browser de Web e acesse o endereço. Essa página é a ferramenta de administração do CUPS.

    6. Você deverá visualizar sua impressora. Mas não faça nenhuma alteração. Qualquer mudança fará com que seu Mac não consiga imprimir. Devemos criar uma nova impressora para utilizá-la nos PCs com Windows. Clique em Add Printer.
    7. Em Name, entre com um nome diferente do nome já existente. Você também pode colocar, opcionalmente, em Location, um nome que descreva o Mac no qual está plugada a impressora, e em Description uma descrição para a impressora.
    8. Clique em Continue e selecione sua impressora na lista apresentada no menu.
    9. Clique em Continue e selecione o nome do fabricante da sua impressora.
    10. Clique em Continue e selecione o modelo/driver da sua impressora.
    11. Clique em Continue e uma mensagem indicará que sua impressora foi adicionada.
    12. Clique em Printers, na parte superior da página, para visualizar suas impressoras. A nova impressora deverá estar disponível.

      Note que o Device URL é diferente na nova impressora. Deverá apresentar o fabricante e modelo da impressora, seguido do numero de série; por exemplo:
      usb://HEWLETT-PACKARD/DESKJET%
      20970C?serial=xxxxxxxxxxxx

    Configurando o Windows 2000/XP

    1. Selecione o menu Start > Printers.
    2. Clique duas vezes em "Adicionar Impressora" ("Add Printer") e selecione "Impressora de rede" ("Network Printer").
    3. Selecione "Conectar a uma impressora na Internet ou na sua intranet" ("Connect to a printer on the Internet or on your intranet").
    4. Entre a URL para a impressora:
      https://192.168.xxx.xxx:631/printers/DESKJET_970C
      (Troque DESKJET_970C pelo nome que você escolheu na configuração do CUPS, e troque 192.168.xxx.xxx pelo endereco IP do Mac ao qual a impressora está conectada.)
    5. Assim que você der a URL para a impressora, será necessário selecionar o seu driver correto e finalizar o processo padrão de instalação do Windows.

    Alberto V. Mendonça
    Colaborou Sérgio Miranda


  • Índice
  • Exorcizando o discão
  • Faça o Velox funcionar no Mac OS X
  • Compartilhe a conexão à Internet
  • O ataque dos clones
  • Conecte Macs e PCs em rede
  • Imprimindo sem mistério

  •