Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops HELP!

Faça o Velox funcionar no Mac OS X

Conectar o Mac a serviços de Internet em banda larga via cabo ou ADSL (como o Speedy, da Telefônica) não requer grandes esforços (já demos as instruções básicas para isso na Macmania 97).

A exceção é o Velox, da Telemar. Muitos macmaníacos cariocas, mineiros e capixabas que assinaram esse serviço tiveram dificuldades para configurar seus Macs e desfrutar da conexão.


fig.1

Se esse é o seu caso, primeiramente tenha certeza de que o seu modem está ligado e plugado na porta Ethernet do seu Mac. Abra então as Preferências do Sistema (System Preferences) do Mac OS X e clique no ícone Rede (Network). Aí é só deixar as opções com a seguinte configuração: em Localização (Location), a opção é "Automática" e em Mostrar (Show), "Ethernet Integrada" ("Built-In Ethernet"). Clique na aba PPPoE (fig.1) e marque "Conectar usando PPPoE" ("Connect using PPPoE"). Coloque o número do telefone em que o Velox está instalado, precedido do código de área da cidade, nos campos Nome da Conta (Account Name) e Senha (Password). Tudo sem hífens, só os algarismos. Por exemplo, no Rio de Janeiro, 21-2345-6789 ficaria 2123456789. Marque ainda "Salvar senha" ("Save Password") e "Mostrar estado de PPPoE na barra de menus" ("Show PPPoE status in menu bar").

Clique em "Opções PPPoE" ("PPPoE Options") e escolha as opções que achar interessantes, como conectar automaticamente ou "Desconectar se ocioso por ... minutos" ("Disconnect if idle for ... minutes"). Nossa sugestão é deixar marcadas a primeira, quarta e quinta opções.

Tudo pronto? Clique em "Aplicar Agora" ("Apply Now"). Em seguida, clique no ícone <· · ·> que apareceu na sua barra de menu e escolha "Conectar" ("Connect"). Se tudo estiver OK, em alguns segundos a conexão estará de pé e a opção no menuzinho mudará para "Desconectar".

Agora você tem que colocar seu login/senha na página de entrada do Velox. Vá até www.veloxzone.com.br ou http://velox.telemar.com.br.


fig.2


fig. 3

Aproveite para fazer um bookmark dessa página ou colocá-la como Home no seu browser, pois você precisará visitá-la toda vez que inciar uma sessão no Velox.

Clique no botão laranja, à esquerda, escrito "Internet". Escolha o seu provedor na lista que aparecerá. Se a sua linha estiver em nome de pessoa jurídica (fig.2) , você não precisa de provedor ou de login/senha. Clique apenas em "Telemar" e em seguida no "Conectar" que irá aparecer.

Se a linha estiver em nome de pessoa física (fig.3), clique no nome do seu provedor; surgirá uma janela com campos para você colocar seu login e senha. Clique em "Conectar" e comece a usar a Internet. Não se espante com as janelas que irão abrir. Você pode fechar todas, que a conexão será mantida. Ela só será fechada se você quiser - usando a mesma página - ou se o seu Mac for desligado, entrar em Sleep ou se a opção "Desconectar se inativo após ... minutos" estiver marcada nas Opções de PPPoE, lá em cima.

Dica: Se o seu Mac não achar a página do Velox, volte às Preferências do Sistema; na opção Rede, aba TCP/IP, preencha o campo "Servidores DNS" ("DNS Servers") com os números DNS da Velox da sua região geográfica; isso deve resolver o problema. Os números são os seguintes:

  • Rio de Janeiro: 200.222.0.34 e 200.222.0.35
  • Minas: 200.202.193.76 e 200.202.193.75
  • Espírito Santo: 200.202.93.35 e 200.202.0.34

    Mario Jorge Passos


  • Índice
  • Exorcizando o discão
  • Faça o Velox funcionar no Mac OS X
  • Compartilhe a conexão à Internet
  • O ataque dos clones
  • Conecte Macs e PCs em rede
  • Imprimindo sem mistério

  •