forum
assine
anuncie
extras



webpower
macmania

Mac x PC - o confronto final

O Macintosh, essa coisa estranha


Usuários de PC que pegam num Mac pela primeira vez chegam a achar o Mac mais complicado que o Windows. As principais queixas:

· O mouse tem um só botão – Um dos pontos unanimemente atacados pelos pecezistas. Só que um botão é menos confuso para os não-especialistas, e o menu contextual ainda existe, via Control-clique. Médicos afirmam que o mouse de dois botões agrava problemas de tendinite.

· Onde fica o botão de ligar? – No teclado! Se você tem a CPU embaixo da mesa, por exemplo, por que se agachar para ligar uma chave? Todo Mac moderno tem um botão no teclado para ligar e desligar. PCs de griffe também têm essa tecla; portanto, não deveria ser de estranhar. Desligar o PC pelo menu Start é que é de estranhar.

· Não tem botão para ejetar disquetes; é preciso jogá-los na lixeira – Usuários de Mac e PC concordam: usar o Lixo para ejetar discos é, no mínimo, estranhíssimo. O principiante pergunta: "Mas, jogando o disco fora, eu não perco o que está dentro dele?" É melhor usar os atalhos de teclado [Command][E] e [Command][Y], que também ejetam discos.
No Windows você sempre ejeta o disco manualmente, apertando um botão, e a janela com seu conteúdo continua estupidamente aberta na tela. Por alguma razão, muitos pecezistas acham isso mais prático.

· Não aparecem as características da máquina quando da inicialização (no PC aparece aquela tabela preta feia, mas aparece) – Para que você quer isso no startup? Melhor abrir o About This Computer ou o Apple System Profiler quando der na telha.

· Onde vejo os programas e janelas abertos? – O menu de programas e a paletinha de programas do Mac OS mostram apenas os aplicativos correntemente carregados.

· O programa não fecha sozinho – Pecezistas confusos usando o Mac dão Quit no programa inteiro para fechar cada documento. Depois, reclamam que o Mac é lento "até para abrir janelas". O normal no Mac OS é os programas ficarem disponíveis mesmo sem terem documentos abertos, o que é mais lógico para aplicativos grandes.

· A barra de menu muda sem aviso; os menus são muito parecidos uns com uns outros – Isso não é bug, é um feature. A barra de menus mostra só os menus do programa que está na frente; ninguém poderia clicar em menus de dois programas diferentes ao mesmo tempo. Os menus são parecidos para que seja fácil aprender programas novos baseando-se na experiência anterior – uma lei básica, ignorada em vários programas para Windows.

· O iMac não tem disquete! – Os PCs deixarão de ter disquete em questão de meses...

· Acentuação completamente diferente – As combinações de teclas com [Option] para digitar letras acentuadas no Mac são intragáveis para muitos pecezistas, os quais podem "catar milho" teclando os acentos e letras separadamente, como em uma máquina de escrever. Em compensação, os caracteres especiais são mais acessíveis no Mac. No Windows, você tem que digitar [Alt] seguido de três algarismos decorados, ou apelar para uma esdrúxula tabela de caracteres. No Mac, os caracteres especiais são obtidos por combinações de [Option] com as outras teclas e podem ser vistos no Key Caps, que mostra o mapa do próprio teclado.

· O iMac não tem Delete para a frente – Essa é uma falha grosseira da Apple, mas o site da Macmania tem para download um layout de teclado "salvador da pátria", que muda a tecla [Clear] para Delete para frente no iMac.

 

 

Volta para a capa