forum
assine
anuncie
extras



webpower
macmania

MP3

o som da Internet

MP3 é a nova palavra de ordem para quem usa a Internet e gosta de música. Para quem chegou ontem de Marte e ainda não sabe, MP3 é um arquivo compactado de áudio, que permite reproduzir músicas com uma qualidade próxima à de um CD. Uma canção de três minutos e meio, que no formato AIFF ocupa cerca de 35 MB, no formato MP3 fica com míseros 3,2 MB. Um arquivo desse tamanho pode ser facilmente baixado da Internet e armazenado (cabem umas 300 músicas em MP3 em um CD normal), daí a sua rápida popularização. Hoje existem vários "acessórios" para os MP3, desde modelos de Walkman para ouvi-los até sites especializados em qualquer estilo musical, de onde você pode baixar a sua música favorita ou conhecer artistas que você não encontraria nas lojas de discos. E é claro, existem muitos sharewares para serem usados com MP3. Aumente o som e dê uma olhada.


AMPCaster

Algumas rádios virtuais do mundo estão fazendo suas transmissões via Internet (streaming) com músicas no formato MP3, e você pode receber essas transmissões em alguns players de MP3. O AMPCaster ajuda a achar essas rádios na Internet sem abrir o seu browser e manda o endereço para o seu tocador (player) favorito, que se abre automaticamente e começa a tocar. A busca pela transmissão é feita em servidores Shoutcast e Icecast, que separam as rádios por estilo musical (rock, pop, clássico) e você pode escolher a sua "estação" de acordo com sua descrição, por quantos usuários estão conectados ao mesmo tempo (muitos usuários podem deixar sua conexão lenta) e pela qualidade do som emitido. Bom programa para quem está sempre ligado na Internet e já cansou do seu repertório de MP3.

Onde: www.vfxweb.com/rsx/ampcaster.html
Tamanho do download: 613 KB


MacAMP 1.0 Preview Edition

O MacAMP foi o primeiro player de MP3 que apareceu para o Mac e merece muito respeito por ter criado vários padrões para os outros players que existem por aí e por nunca ter decepcionado com a sua simplicidade e versatilidade. Agora que o MacAMP está se tornando um programa maduro, existe uma versão freeware que funcionará até o dia 1º de outubro (a partir desse dia, será possível usar apenas a versão shareware de US$ 25, chamada MacAMP 1.0). Essa versão de "amostra" que existe hoje é bem fiel ao que a versão definitiva deverá ser, trazendo algumas diferenças.

Ela também toca CDs e faz streaming, traz alguns skins (extensões que mudam a aparência do player), que não são compatíveis com os skins das versões antigas (e vice-versa), e algumas opções de gráficos (na forma de plug-ins) que você pode escolher para ficarem na sua tela enquanto rola a música (um deles cria desenhos em 3D a partir da música - muito legal!). Além disso, os velhos recursos de equalização (ainda que severamente limitados em termos das freqüências ajustáveis) e o playlist (lista de músicas) estão presentes.

Mesmo agora, com várias outras opções de players de MP3, o MacAMP ainda é uma excelente escolha e com certeza vale a taxa de shareware.

Onde: www.macamp.net/download.shtml
Tamanho do download: 2.083 KB


Audion

Excelente player de MP3, que também toca CDs e faz streaming. Como os outros, tem opção de mudar a cara do player, tem equalizador e opções de criar vários playlists de músicas. Para se diferenciar dos outros, possui vários skins, um mais maluco que o outro, incluindo efeitos de sombras e áreas transparentes que criam a ilusão de que o player realmente está pousado sobre a tela, na melhor tradição KPT. Só o visual já vale o download!

Tem também conexão automática com o CDDB (Compact Disc Database), um bando de dados universal com a identificação de milhões de CDs (ver matéria na Macmania 52). O Audion puxa os nomes dos artistas e das faixas enquanto começa a tocar o CD.

O equalizador para MP3 de dez oitavas funciona de verdade, ao contrário do que vem com o MacAMP. Mas não rola com CDs, o que é uma oportunidade desperdiçada, pois qualquer Power Mac velho tem poder de processamento de sobra para equalizar o som em tempo real.

O playlist de MP3 permite drag and drop de pastas e até CDs inteiros de MP3. E ainda vem com uma lista de servidores de streaming de MP3, que também podem ser transformados em playlists. E a janela de Info das faixas dos CDs têm links diretos para o site da CDNow. Tudo isso pela bagatela de US$17,95.

Onde: www.panic.com/ppack/audion
Tamanho do download: 2.142 KB


BayTex Fiesta!

Sharewarezinho que pode dar uma mão a quem pretende dar uma festa tocando músicas em MP3. Tudo o que ele faz é dar um fade (abaixar o som lentamente) no final de cada música e fazer um overlap (sobreposição) do começo da próxima faixa.

Você define o tempo de fade e overlap e a lista de músicas que irão tocar e deixa o som rolar.

Todo mundo vai pensar que você teve o trabalho de mixar música por música, mas é só o Fiesta! fazendo o seu trabalho.

Ele funciona junto com o MacAMP e o duplica para poder fazer o efeito de tocar duas músicas juntas; portanto, não estranhe quando você vir dois MacAMPs no seu Mac, com os nomes Left e Right. Divertido e de graça, mas ainda com muitos bugs.

Onde: https://business.fortunecity.com/bronfman/204/BTF
Tamanho do download: 486 KB


MegaSeg

O MP3 a serviço dos DJs de plantão. Não é uma má idéia para um DJ fazer a sua festa com um laptop e um hard disk cheio de músicas no formato MP3 e sem nenhum LP por perto.

Mas ainda não apareceu um programa que faça tudo o que um DJ está acostumado a fazer manualmente, e o MegaSeg não é exceção.

Você pode definir uma lista de músicas com ele e tocá-las sem o auxílio de um player, e pode definir para cada uma das músicas um tempo de fade e de overlap para se misturar com a próxima música da lista.

Mas é só. Se você não precisa mais do que isso para a sua festinha, esse shareware pode resolver a sua vida, apesar da sua cara meio estranha. Confira!

Onde: www.megaseg.com/home.html
Tamanho do download: 1.513 KB


GrayAMP

Player para quem gosta das coisas simples da vida. Não tem nenhum atrativo, como efeitos visuais ou equalizadores, mas consome muito pouca memória e só tem os comandos básicos.

O GrayAMP é mais um de uma grande safra de players shareware ou freeware que existem por aí, como o MP3Voodoo, o QuickMP3 e o Vamp, por exemplo. Você pode baixar todos esses players e ver qual combina mais com você.

Onde: www.digithought.net/software/grayamp Tamanho do download: 212 KB


SoundJam

Versão demo do player da veterana Casady & Greene. Destaca-se por ter várias funções embutidas, como a de codificar e decodificar MP3, editar tags e trazer uma lista de sites de música. Como player, traz as funções que todo player tem: equalização, playlists e gráficos. Tem também alguns plug-ins com efeitos visuais que se formam durante a execução da música, pode trocar o seu visual com skins e a qualidade do som é boa. Vale a pena como "Kit-MP3", mas é possível ter todo esse kit gratuitamente ou por um preço bem baixo, juntando outros programas.

Onde: www.soundjam.com
Tamanho do download: 3.229 KB


N2MP3

Demo de um programa que serve para converter músicas de um CD ou de um arquivo AIFF, por exemplo, em MP3. Pode-se editar o nome do arquivo e o seu tag (informações sobre o artista, ano de lançamento, nome do disco etc.) e ouvir a música enquanto ele converte o arquivo. Ele faz a conversão sem atrapalhar os outros programas e sem deixar a máquina lenta. Muito bem feitinho e bem fácil de usar. Dá para acessar também informações sobre as músicas para colocar nos tags em sites especializados em bancos de dados de músicas, sem sair dele.

O único problema é que, enquanto você não compra a versão comercial, ele põe uma "propaganda" no começo de cada música. Reserve um lugar para ele no seu kit de MP3.

Onde: www.n2mp3.com
Tamanho do download: 1.502 KB


MPecker Drop Decoder

Como dá para entender pelo nome, basta arrastar um arquivo MP3 para o ícone desse freeware para convertê-lo em outro formato, como o popular AIFF, que é aceito por qualquer programa de gravação de CD. As opções são poucas, como colocar ou não o sufixo ".AIFF" em cada arquivo ou o aviso de erros que podem acontecer durante a conversão, mas são suficientes para cumprir a tarefa. O mais importante é que esse é um programa muito eficiente, que deixa você converter vários arquivos de uma vez e trabalha bem enquanto você usa o computador para outras coisas; duas virtudes que o QuickTime Player 4 não tem. Se você pretende converter MP3 para AIFF, o MPecker é o melhor que você pode usar.

Seus autores distribuíam gratuitamente um extraordinário encoder para MP3, mas problemas com os detentores dos royalties sobre a patente do formato de compressão MP3 (Fraunhofer/Thomson Multimedia) fizeram com que eles retirassem o MPecker Encoder do seu site. E as versões existentes já expiraram e não rodam mais, exceto se você alterar a data do Mac para "enganá-las". Mas eles afirmam que ele voltará em breve.

Onde: www.anime.net/~go/mpeckers.html
Tamanho do download: 269 KB


MP3 Tool

O MP3 Tool cria ou edita tags (etiquetas) em arquivos MP3. Tags são informações sobre a música, o artista, o ano do lançamento e outras coisas que você pode anexar ao MP3 para serem mostradas em certos players. Pode ser interessante se você gosta de manter tudo bem organizado, e pode ser uma boa idéia se você já tem um número considerável de MP3 dentro do seu Mac.

Onde: www.dtek.chalmers.se/~d2linjo/mp3/mp3tool.html
Tamanho do download: 64 KB


O MP3 de que todo mundo está falando por aí ainda é uma coisa bastante nova no mundo da informática; portanto, espere para os próximos meses programas e aparelhos bem mais sofisticados e excitantes para serem usados com esse formato, queira a indústria fonográfica ou não.

Mas o mais legal de toda essa história é que os melhores programas disponíveis para tocar ou gerar MP3 são todos sharewares de autores dos quais você nunca ouviu falar. Seria isso uma nova tendência no mundo dos softwares? Ou será que os grandes fabricantes de software estão muito lentos para perceberem os novos rumos da informática e do entretenimento?

O tempo dirá.

Douglas Fernandes
Não vê a hora de chegarem ao Brasil tocadores de MP3 para a casa e para o carro.


Guia rápido de MP3


Montando sua coleção de MP3

Existem basicamente dois jeitos de começar a sua coleção de MP3. Um deles é baixando os arquivos da Internet, a partir de sites especializados em música ou sites de busca, como por exemplo o Lycos. Mesmo se o MP3 tiver sido gerado em um PC, ele poderá ser lido pelo Mac normalmente. O outro jeito é converter músicas dos seus CDs para o formato MP3. Para isso, você precisa de um encoder, que é o programa que vai fazer essa conversão. Você pode usar o N2MP3 ou o SoundJam para fazer isso. A conversão é simples: basta escolher a música e mandar converter. Se possível, importe o som original em 44,1 MHz/16 bits e comprima com bit rate (taxa de transferência do som comprimido) de 128 kbps, que é mais ou menos o padrão para você ter um MP3 de qualidade. Algumas músicas com timbres mais delicados poderão exigir bit rates de 160 ou até 256 kbps, o que gera arquivos bem maiores mas preserva melhor a qualidade do som original.


Ouvindo MP3

Para ouvir um MP3, você pode usar o QuickTime Player 4 da Apple, mas não terá alguns recursos importantes que outros players têm, como equalização (o QuickTime Player 4 só tem controles de graves e agudos) ou playlists. Vale a pena baixar um dos muitos players que existem por aí (alguns deles descritos nesta matéria). Todos funcionam mais ou menos da mesma forma: você arrasta um punhado de arquivos para a sua janela de lista de músicas (playlist) e a partir daí usa os comandos como se fossem de um aparelho de som comum.


Recebendo transmissões em MP3 da Internet

Nos players mais novos é possível ouvir transmissões de rádios virtuais (streaming) com músicas no formato MP3. Você pode indicar um endereço da Internet para o seu player se conectar, ou pode usar algum programa que procure esses sites, como o AMPCaster. Funciona bem através de conexão de linha discada (às vezes o som dá umas paradinhas), mas pode ser incompatível com alguns tipos de acesso de dentro de uma rede local.


Transformando MP3 em som "de verdade"

Se você quer usar o seu MP3 em algum programa de edição de música ou de vídeo, ou para gravar um CD com músicas que possam tocar em qualquer aparelho de CD de áudio, você precisará convertê-lo para um formato mais comum, como o AIFF. Você pode fazer isso com o QuickTime Player 4 ou com o MPecker Drop Decoder, que, conforme é comentado no texto, é mais vantajoso. Depois de convertido para esse formato, você pode usá-lo no seu programa que vem junto com o gravador de CD e gravar as músicas normalmente. A qualidade final geralmente fica boa se a qualidade do MP3 for boa também.


A questão legal (ou: evitando ser preso por pirataria)

A indústria fonográfica morre de medo do MP3, porque ele traz um novo método de comercialização de músicas. Mas o MP3 não vai acabar com o CD, assim como a fita cassete não acabou com o LP. No entanto, as gravadoras estão gastando bilhões para encontrar um formato seguro para distribuir música pela Internet. Mesmo assim, você não precisa se preocupar. Transformar alguns CDs em MP3 para ouvir no seu computador não é pirataria, assim como gravar fitas cassete também não é. Só não vá colocar o último disco do Claudinho & Buchecha para download no seu site, pois a gravadora não vai gostar nem um pouco.

 

Volta para a capa