CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Sexta-feira, 23 Novembro de 2001, 10h51
terraesportes@terra.com.br

Janeth, cadê você?


A melhor jogadora do Brasil não joga no Brasil. Não joga por que não quer ou não joga por que não pode? A verdade é que a situação atual do basquete brasileiro não permite ter em quadra a sua maior jogadora.

A última partida oficial de Janeth foi contra o Los Angeles Sparks, quando o Houston Comets perdeu a sua hegemonia na WNBA, ao ser derrotado nos playoffs finais da Conferência Oeste. Na época, meados de agosto, ela já não acreditava que jogaria nos próximos meses para se recuperar de uma contusão no joelho, que a acompanha nos últimos anos.

Foi uma maneira delicada de dizer que nenhum clube está em condições de contratá-la. Ela até chegou a admitir que estava interessada em montar o próprio time. Uma estrela sem constelação. A que ponto chegamos!

Na semana passada, Janeth reapareceu, desta vez para participar de uma bela homenagem da Unimep, em Piracicaba. Jogou ao lado de grandes atletas da história, e fez um duelo digno de super-jogadoras ao lado da veterana Paula. Foi a melhor coisa que aconteceu no basquete feminino nos últimos meses, com todo respeito ao Campeonato Paulista.

Agora, surge a notícia de que Janeth seria convidada para defender o Botafogo no Campeonato Carioca, que começa em dezembro. Ora, só pode ser piada. Se os grandes (que exagero!) clubes do basquete brasileiro não conseguem contratá-la, não será o Botafogo que faria tal gentileza.

O clube que já foi de Garrincha não consegue nem pagar os salários dos jogadores do time de futebol. Eles não recebem desde setembro. O Botafogo já pensa em vender alguns jogadores justamente para pagar suas dívidas. Nessa situação, ainda quer montar um time de basquete? Bussunda, com sua permissão: fala sério!

Assim, é provável que Janeth fique ainda muito tempo sem dar o ar da sua graça por aqui. Uma lástima. Talvez no Campeonato Nacional, em 2002, apareça uma proposta decente. Até lá, o basquete brasileiro só tem a lamentar.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos