CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcelinho Paraíba garante vantagem do Grêmio contra o Flu
Quarta-feira, 02 Maio de 2001, 23h45
Atualizada: Quinta-feira, 03 Maio de 2001, 00h43

Porto Alegre - O Grêmio derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Olímpico, pela Copa do Brasil. O segundo tempo foi eletrizante. O Tricolor gaúcho conseguiu o que queria: vencer sem tomar gol. Com isso, poderá perder por diferença de um gol, no Maracanã, quarta-feira próxima, desde que também marque - 2 a 1, 3 a 2, e assim por diante.

O Grêmio começou em cima do Fluminense. Tinga, de volante, marcava Ramón, e ao recuperar a bola levava o time para a frente. Mas o time carioca iniciou bem armado. E corajoso. Nos primeiros cinco minutos, tocou a bola com rapidez à frente da grande área do Grêmio, exigindo atenção total da defesa adversária.

À medida que o Grêmio acelerava o ritmo, o Fluminense se recolhia ao seu campo e desacertava a marcação. Aos 12, num contragolpe rápido do qual participaram Fábio Baiano e Zinho em seu início, Marcelinho Paraíba fez um passe preciso a Rodrigo Mendes, que entrava pela esquerda. Rodrigo Mendes perdeu o gol, chutando cruzado para fora.

Mas, um minuto depois, aos 13, o tricolor gaúcho chegou ao gol. Rodrigo Mendes, cruzou da esquerda, encobrindo a zaga do Fluminense; achou Marcelinho, na direita, já na pequena área. O Paraíba dominou e chutou de pé direito, no alto do canto esquerdo.

O Fluminense perdeu a tranqüilidade para o toque de bola. Apenas esticava a bola para a corrida de Magno Alves. Faltava um parceiro criativo para Ramón no meio-campo. O Grêmio, ao contrário, tocava a bola com rapidez e, de vez em quando, achava o espaço para a entrada na área. Numa delas, aos 27, o lateral esquerdo Rubens Cardoso perdeu o segundo gol. Recebeu a bola atrás da zaga carioca e chutou de primeira, mas para fora.

O Fluminense via o espaço se reduzir à medida que se aproximava da área do Grêmio. A marcação era forte. Com exceção de Fábio Baiano, que se movimentava pouco, sentindo o longo tempo de parada, todo o Grêmio pegava parelho. Mas a equipe carioca não desistiu de buscar o gol. E conseguiu se colocar em posição de arremate por duas vezes. A primeira boa chance só apareceu aos 36, quando Agnaldo entrou pela meia esquerda, passou pela zaga, ajeitou e chutou quando Danrlei saiu do gol - só que por cima da trave.

Aos 39, Agnaldo perdeu o gol mais feito. Magno Alves, pela primeira vez, encontrou espaço pela direita. Cruzou para o centro da área. O zagueiro Marinho não chegou a tempo. A bola caiu para o pé esquerdo de Agnaldo - o pé ruim - e ele concluiu para fora. Aos 42, com o Grêmio já tendo retomado o domínio do campo, Rodrigo Mendes passou por dois zagueiros mas demorou a chutar. Murilo saltou em seus pés e abafou a bola. O primeiro tempo terminou com o Fluminense se defendendo.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. O Grêmio começou ameaçando. Fábio Baiano fez excelente lançamento para Zinho. Este demorou a concluir. O jogo ficou eletrizante. Aos 2, o Fluminense perdeu o gol duas vezes. Paulo César passou por Itaqui, foi à linha de fundo e cruzou para Magno Alves, que chutou para o gol. Tinga salvou. A bola voltou para Ramón, que chutou no travessão.

Aos 4, Roberto Brum foi ao fundo pela esquerda, cruzou alto e Danrlei saiu mal. Mas não apareceu ninguém para concluir. Aos 9, Marcelinho arrancou, driblou dois, ganhou espaço para o chute e concluiu forte. Murilo fez grande defesa.

O Fluminense respondia em cima, com contragolpes velozes, utilizando os laterais Paulo César e Flávio. Faltava, porém, o arremate. Aos 14, Itaqui cobrou falta da intermediária. A bola bateu no travessão e saiu. Aos 15, o Grêmio perdeu gol feito. Itaqui foi à linha de fundo e cruzou com força. Bate-rebate na área, Fábio Baiano chutou forte, a bola passou por Murilo, mas o zagueiro Régis salvou em cima da linha.

Aos 19, Tinga fez grande jogada, passando por dois e achando espaço para a conclusão. Mas chutou mal, para fora. Aos 23, o Fluminense armou grande contra-ataque. Magno Alves escapou pela direita, driblou Danrlei, ficou com pouco ângulo e chutou assim mesmo. Tinga salvou o gol.

Aos 26, Agnaldo escapou impedido, o bandeira não deu, e ele entrou livre, mas lhe faltou velocidade. A zaga fechou seu ângulo e o perigo passou. Aos 28, Murilo salvou o Fluminense com uma defesa fantástica. Zinho recebeu de Rubens Cardoso na grande área, ajeitou e chutou forte. A torcida se preparava para vibrar. Murilo espalmou para cima do gol.

Com as modificações - Luís Mário no lugar de Marcelinho Paraíba, e Roger no de Fábio Baiano, indo Tinga para a frente - o Grêmio deu uma freada no ritmo alucinante que vinha imprimindo. Passou a cadenciar, usando os contra-ataques com Rodrigo Mendes e Luís Mário. O Fluminense, que não havia trocado ninguém, colocou Tinoco e tirou Agnaldo apenas porque Régis foi expulso. Mas continuou ameaçando em contragolpes. Aos 43, Ramón bateu falta perto da área com precisão. Danrlei fez ótima defesa, espalmando para escanteio. O Grêmio, então, tratou de garantir o resultado.



Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa do Brasil
Corinthians faz 8 gols e lava a alma no Piauí
Corinthians enfia 8; Flamengo, Coritiba e São Paulo se dão bem
Com um gol no final, Flamengo vence Juventude de virada
Coritiba arranca empate do Goiás
Veja lista completa
Grêmio
Acompanhe ao vivo Grêmio x Fluminense
Ex-gremistas do Fluminense querem irritar torcida rival
Grêmio escala canhotos para tentar bater o Fluminense
Grêmio pega Fluminense com Tinga
Veja lista completa
Fluminense
Preço de Ramon assusta o Fluminense
Atlético-MG não quer prorrogar empréstimo de Ramon com o Fluminense
Ex-gremistas do Fluminense querem irritar torcida rival
Vitória sobre o Fluminense reanima a torcida do Volta Redonda
Veja lista completa