CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Bronze lava a alma das brasileiras
Sábado, 30 Setembro de 2000, 14h25

Sydney - Dez minutos para chorar. Foi esse o prazo que o técnico da equipe de vôlei feminino, Bernardo Rezende, o Bernardinho, deu ao time após a derrota para Cuba, na semifinal, quinta-feira, por 3 a 2. Dois dias depois, a equipe voltou à quadra, fez 3 a 0 (25/18, 25/22 e 25/21) nos Estados Unidos, e conquistou a quinta medalha de bronze do Brasil nesta Olimpíada. Ao contrário do masculino, que decepcionou contra a Argentina, as meninas só perderam para as campeãs do torneio e saíram chorando de novo. Desta vez, de alegria.

"Claro que queríamos ir para a final, mas o brasileiro precisa ter outra mentalidade em uma Olimpíada", declarou o treinador. "Terminou o jogo contra Cuba e falei que elas tinham dez minutos para chorar, porque depois disso precisávamos nos preparar para o bronze”. Com essa determinação, Bernardinho levou o time ao segundo bronze em duas Olimpíadas consecutivas. Se houvesse medalha para técnico, essa seria a sua terceira. Em 1984, Bernardo foi prata como jogador do vôlei masculino.

Depois de sete anos bem sucedidos no feminino, com três títulos de Grand Prix e um vice mundial, Bernardinho está sendo cotado para assumir a seleção masculina. "Só vou pensar nisso no Brasil", desconversa o técnico. "Por enquanto, não posso dizer nem que sim, nem que não”. O certo é que ele não quer mais acumular duas equipes. Além da seleção, Bernardo dirige o Rexona, de Curitiba, campeão da Liga Feminina. "Não vou continuar com as duas, mas ainda conversarei muito até decidir", confirmou o treinador.

Como as seleções só voltam a se reunir em janeiro, Bernardinho não muda seu estilo e já está pensando no Rexona. Quando a atacante americana Logan Tom passou por ele e se despediu, o técnico fez uma saudação e perguntou se ela não gostaria de jogar no Brasil. "Tenho que tentar, não é?", prossegue o técnico, voltando-se para os jornalistas. "Já pensou ela e a Érika como ponteiras no meu time?”.

Esse entusiasmo do técnico pelo trabalho e pelas vitórias acabou contagiando as jogadoras, que festejaram o bronze como ouro. "Esse bronze tem gosto de ouro mesmo", afirmou Leila, muito emocionada. E ela tinha alguns motivos para isso. Além de estar completando 29 anos, a jogadora fazia sua última partida olímpica conquistando a segunda medalha consecutiva. "Valeu por todo o trabalho que tivemos e por esse grupo, que me ajudou nos momentos difíceis”.

Destaque do jogo, a ponteira Erika comemorou muito, mas lembrou da importância de se continuar com a renovação da equipe. "Espero que surjam novos valores para tentarmos o ouro na próxima", afirmou a atacante. Sempre pensando adiante, Bernardinho acha que a equipe ainda precisa de uma levantadora e outra atacante de ponta. "Com trabalho, elas aparecem", aposta.

Apesar do bronze de uma certa frustração, o vôlei feminino do Brasil mostrou em Sydney que já faz escola. "Sempre imitamos o estilo de jogar do Brasil e queríamos homenagear as brasileiras tirando a medalha de ouro delas, mas não conseguimos", declarou o técnico americano, Mick Haley. "É extraordinário uma equipe que só perde três sets em uma Olimpíada e fica fora da decisão", lamentou Haley. Para Bernardinho, isso pode ser uma injustiça, mas o melhor jeito de corrigi-la é trabalhando. É o que ele pretende continuar fazendo.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Seleção feminina
30/09 - 05:54
Leila anuncia despedida da seleção brasileira
30/09 - 04:36
Bernardinho admite culpa na derrota para cubanas
30/09 - 04:17
Bernardinho admite pegar o lugar de Radamés
30/09 - 03:19
Fofão diz adeus e Érika sonha com Atenas



Veja lista completa
SYDNEY: Vôlei Feminino
30/09 - 06:17
Meninas do vôlei dedicam bronze a Bernardinho
30/09 - 05:54
Leila anuncia despedida da seleção brasileira
30/09 - 04:36
Bernardinho admite culpa na derrota para cubanas
30/09 - 04:17
Bernardinho admite pegar o lugar de Radamés



Veja lista completa
Sydney: Brasileiros
28/09 - 18:19
Bernardinho não sabe se continua na seleção
28/09 - 12:49
Radamés deixa o comando da Seleção de vôlei
28/09 - 12:05
Derrota para Cuba abala as brasileiras
28/09 - 11:50
Clima hostil entre Brasil e Cuba não existiu



Veja lista completa
SYDNEY: Vôlei
30/09 - 05:54
Leila anuncia despedida da seleção brasileira
30/09 - 05:14
Técnico da Rússia recebe vaia e diz que é um ator
30/09 - 04:36
Bernardinho admite culpa na derrota para cubanas
30/09 - 04:17
Bernardinho admite pegar o lugar de Radamés



Veja lista completa