CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Doping tira medalha de ginasta romena
Segunda-feira, 25 Setembro de 2000, 21h06

Sydney - A romena Andrea Rudacan perdeu a medalha de ouro conquistada na prova individual de ginástica artística dos Jogos de Sydney por uso de doping, revelou oficialmente o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Raducan havia conquistado a medalha de ouro na prova individual completa da ginástica artística.

Bach disse também que Raducan conservará a medalha de ouro conquistada dois dias antes na prova por equipes.

Raducan, de apenas 17 anos, teve exame positivo para a substância proibida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) pseudoefedrina na amostra de urina A, colhida no domingo, depois do concurso por aparelhos da ginástica. O medicamento não consta na lista de doping da Federação Internacional de Ginástica.

O COI avaliou a amostra B e decidiu retirar a medalha da ginasta. Na competição por aparelhos, no salto sobre o cavalo, ela ficou em segundo lugar, sendo superada pela russa Elena Zamolodtchikova. Na terceira colocação figurou a também russa Ekaterina Lobasniuk.

Além desse pódio, Raducan conquistou o ouro no concurso individual completo, que leva em consideração a apresentação em todos os aparelhos, e a medalha de ouro por equipes. A Romênia não comemorava o título individual completo desde 1976, quando Comaneci consagrou-se em Montreal.

A comissão médica do COI recomendou que a atleta, bolsista do Comitê, perca somente a medalha de ouro individual, mantendo o título por equipes e a prata no cavalo. Assim, a compatriota Simona Amanar, integrante da equipe campeã, ganhou o primeiro lugar também no individual, e Maria Olaru, igualmente romena, subiu da terceira para a segunda colocação. O pódio, que foi totalmente romeno, passou a ter a chinesa Liu Xuan como ganhadora da medalha de bronze. E Daniele Hypólito subiu da 21ª para a 20ª colocação, melhorando um pouco a colocação de uma brasileira em Jogos Olímpicos.

O presidente do Comitê Olímpico da Romênia, Ion Tiriac, explicou que Raducan tomou duas pílulas, uma delas contendo pseudoefedrina e a outra isenta de substâncias proibidas, recomendada pelo médico da equipe, Ioachim Oana, para livrar-se de um resfriado. Tiriac, no entanto, não esclareceu quando a ginasta usou os remédios. "Nós consideramos que foi uma ação involuntária e o caso, irrelevante", declarou Tiriac. "O remédio foi dado pelo médico."

De acordo com o responsável pela entidade, Alexandru Mogos, a ginasta teve exame negativo na sexta-feira após a disputa do concurso por equipes. "Ela é a melhor ginasta do mundo e provou isso", completou Tiriac.

O chefe do departamento de doping do COI, Alexandre de Merode, recomendou que o médico romeno seja banido de Sydney e impedido de participar dos Jogos de Inverno, em Salt Lake City, em 2002, e da Olimpíada de Atenas, em 2004. "A pseudoefredina é um medicamento que não melhora o desempenho da atleta", observou Alexandre de Merode.

Além disso, esclareceu que o pequeno tamanho de Raducan, 1,48 metro, e o pouco peso, 37 kg, podem ter contribuído no resultado positivo.

Raducan, seu técnico Octavian Belu, e uma delegação romena chegaram esta à noite a Sydney para dar explicações ao painel de arbitragem do COI. "Ela é uma criança inocente e incapaz de se dopar", finalizou a dirigente da Associação Romena de Ginástica, Dana Encutescu.

France Presse e Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Ginástica
25/09 - 22:52
Médico que receitou substância a romena é suspenso
25/09 - 19:39
Romena pode perder uma das medalha que conquistou
25/09 - 14:02
Campeã olímpica romena é suspeita de doping
25/09 - 13:53
Medalhista sob suspeita de doping



Veja lista completa
Doping
25/09 - 23:06
Marido de Marion Jones caiu no antidoping 4 vezes neste ano
25/09 - 23:02
COI endureceu e revelou 58 casos de doping
25/09 - 22:52
Médico que receitou substância a romena é suspenso
25/09 - 19:39
Romena pode perder uma das medalha que conquistou



Veja lista completa