São Paulo – O francês Sebastién Grosjean bem que tentou dar uma ‘mãozinha’ ao brasileiro Gustavo Kuerten. Forçou o russo Marat Safin, que ameaça a liderança de Guga na Corrida dos Campeões e na Lista de Entrada, a jogar cinco sets nesse domingo. Mas acabou não resistindo ao sexto cabeça-de-chave do US Open.
Safin começou melhor e ganhou os dois primeiros sets por 6/4 e 7/6 (7/3). Depois, Grosjean iniciou a reação. Ganhou por 6/1 e 6/3 forçando a realização do quinto set. A partida foi suspensa duas vezes por causa da chuva. Na primeira, o set decisivo estava empatado em 4 a 4. Depois, a interrupção aconteceu no tie-break. As paralisações acabaram ajudando o russo, que não estava em seu melhor momento na hora da primeira parada e, na volta, fechou o jogo em 7/5. Agora, pega o vencedor da partida entre o suíço Roger Federer e o espanhol Juan Carlos Ferrero.
Gustavo Kuerten não precisa torcer apenas contra Safin para se manter na frente. Ele também é ameaçado pelo sueco Magnus Norman, pelo americano Pete Sampras e pelo espanhol Alex Corretja, todos ainda na disputa do US Open.
Porém, se contar com os tropeços dos rivais como aconteceu com Andre Agassi na quinta-feira, Guga não só manterá a liderança da Corrida dos Campeões como assumirá o número 1 da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A nova Lista de Entrada só vai ser divulgada no dia 11 de setembro e Guga ainda pode ser ultrapassado por quatro tenistas no US Open. As maiores ameaças, no entanto, também Sampras e Norman. O brasileiro estava em segundo lugar, mas ultrapassou Agassi.
A queda de Agassi acontece por ter o tenista muitos pontos a defender em relação ao torneio do ano passado. A Lista de Entrada contabiliza os 14 melhores resultados de cada um dos jogadores nas últimas 52 semanas. Entre os melhores resultados de Agassi, estavam os 962 pontos que ele ganhou no ano passado a ser campeão do US Open. Com a realização da edição 2000 do torneio, o americano tem que descartar esses pontos substituindo-o por uma competição de pontuação mais baixa.
Com isso, Agassi, atual líder, terá 3.020 pontos na lista de inscrições que será divulgada no dia 11 de setembro, enquanto o atual segundo colocado Guga terá 3.283, ultrapassando o americano. Agora, o brasileiro tem de torcer contra quatro jogadores para aparecer na liderança do ranking antigo: os suecos Magnus Norman, terceiro colocado, e Thomas Enqvist, quinto; o americano Pete Sampras, quarto; e o russo Marat Safin, sétimo (o russo Yevgeny Kafelnikov, sexto da lista de inscrições, não tem chance de assumir a liderança durante o US Open porque tem 358 pontos a defender na competição).
A possibilidade de Guga ser ultrapassado não é pequena. Pete Sampras, que não disputou o US Open do ano passado por causa de uma competição, por exemplo, não tem pontos a defender. Ele soma 3.039 pontos na Lista de Entrada e tem condições de superar o brasileiro com uma boa campanha nesse ano. Norman, que tem 3.180 pontos na Lista de Entrada, tem 144 pontos para defender no US Open.
Guga será o líder da lista se acontecer a seguinte combinação de resultados: se Norman e Sampras não chegarem até às quartas-de-final; se Enqvist não for um dos finalistas; e se Safin não conquistar o título.