São Paulo – O norte-americano Pete Sampras obteve neste sábado sua segunda vitória no US Open. Ele derrotou, em três sets, o argentino Agustin Calleri. As parciais foram de 7/6 (7/5), 7/6 (7/3) e 6/3. Agora, nas oitavas-de-final, ele terá pela frente o sul-coreano Hyung-Taik Lee, que só chegou à chave principal depois de passar pelo torneio se classificação e já ganhou duas partidas. Neste sábado, marcou 6/2, 3/6, 6/4 e 6/4.
Sampras é o terceiro colocado na Corrida dos Campeões, o novo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e quarto na Lista de Entrada, o ranking antigo. Ele pode ultrapassar o brasileiro Gustavo Kuerten em ambas listagens se conseguir avançar no US Open.
Gustavo Kuerten não precisa torcer apenas contra Sampras para se manter na frente. Ele também é ameaçado pelo sueco Magnus Norman, pelo russo Marat Safin e pelo espanhol Alex Corretja, todos ainda na disputa do US Open.
Porém, se contar com os tropeços dos rivais como aconteceu com Andre Agassi na quinta-feira, Guga não só manterá a liderança da Corrida dos Campeões como assumirá o número 1 da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A nova Lista de Entrada só vai ser divulgada no dia 11 de setembro e Guga ainda pode ser ultrapassado por quatro tenistas no US Open. As maiores ameaças, no entanto, também Sampras e Norman. O brasileiro estava em segundo lugar, mas ultrapassou Agassi.
A queda de Agassi acontece por ter o tenista muitos pontos a defender em relação ao torneio do ano passado. A Lista de Entrada contabiliza os 14 melhores resultados de cada um dos jogadores nas últimas 52 semanas. Entre os melhores resultados de Agassi, estavam os 962 pontos que ele ganhou no ano passado a ser campeão do US Open. Com a realização da edição 2000 do torneio, o americano tem que descartar esses pontos substituindo-o por uma competição de pontuação mais baixa.
Com isso, Agassi, atual líder, terá 3.020 pontos na lista de inscrições que será divulgada no dia 11 de setembro, enquanto o atual segundo colocado Guga terá 3.283, ultrapassando o americano. Agora, o brasileiro tem de torcer contra quatro jogadores para aparecer na liderança do ranking antigo: os suecos Magnus Norman, terceiro colocado, e Thomas Enqvist, quinto; o americano Pete Sampras, quarto; e o russo Marat Safin, sétimo (o russo Yevgeny Kafelnikov, sexto da lista de inscrições, não tem chance de assumir a liderança durante o US Open porque tem 358 pontos a defender na competição).
A possibilidade de Guga ser ultrapassado não é pequena. Pete Sampras, que não disputou o US Open do ano passado por causa de uma competição, por exemplo, não tem pontos a defender. Ele soma 3.039 pontos na Lista de Entrada e tem condições de superar o brasileiro com uma boa campanha nesse ano. Norman, que tem 3.180 pontos na Lista de Entrada, tem 144 pontos para defender no US Open.
Guga será o líder da lista se acontecer a seguinte combinação de resultados: se Norman e Sampras não chegarem até às quartas-de-final; se Enqvist não for um dos finalistas; e se Safin não conquistar o título.